Correio de Carajás

Proerd: PM forma mais 50 instrutores

PM forma mais 50 instrutores

Na manhã desta sexta-feira (20), no auditòrio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aconteceu a cerimônia de formatura dos 50 policiais militares que vão atuar como instrutores do Programa Educacional de Resistência ás Drogas (Proerd) em Marabá. Esta jà è a 15ª turma do programa formada no municìpio. O evento contou com a presença do secretàrio geral do Sul e Sudeste do Parà, João Chamon Neto.

De acordo com o coronel Juniso Honorato e Silva, comandante do CPR-II – 2º Comando de Policiamento Regional – os novos instrutores irão aplicar o programa nas salas de aula das escolas de Marabà, atendendo estudantes com idade entre 9 a 14 anos.

João Chamon e coronel Juniso durante a entrega dos certificados

Ainda conforme o coronel, a intenção da Polìcia Militar è ampliar a quantidade de instrutores para atender o maior nùmero possìvel de crianças e adolescentes, dando a elas as orientações necessàrias para que tenham condições de se abster do uso das drogas.

Leia mais:

Perguntado sobre qual o papel do Proerd dentro do quadro de ações desenvolvidas pela Polícia Militar, que atua de forma ostensiva e repressiva, coronel Juniso fez questão de deixar claro que o Proerd integra a atividade fim da PM buscando levar o conceito de cidadania para as salas de aula.

Facilitador do curso do Proerd em Marabà, o major Lima, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, disse que o curso apresenta uma nova visão das Polìcias do Brasil, que alèm de atuarem na repressão, atuam tambèm na prevenção, ajudando famìlias e escolas na formação de um cidadão consciente de seus direitos e responsabilidade.

Alta cúpula da Polícia Militar na região prestigiou mais uma formatura

Ele observou também que o Proerd è montado em um tripè, que tem de um lado da Polìcia, do outro a escola e tendo como base de tudo a famìlia.

Alèm do major Lima, que atua como facilitador, o conteùdo do curso do Proerd foi apresentado pelo tenente Ribeiro, da Polìcia Militar do Amapà, que trabalha na função de pedagogo.

SAIBA MAIS

No Brasil, o Proerd começou no Estado do Rio de Janeiro, ainda em 1992. Jà no Parà, o Proerd começou suas atividades em 2003, tendo como municìpios pioneiros Barcarena e Augusto Corrêa, na região Nordeste; e Conceição do Araguaia, no Sul do Estado. Desde então, jà formou mais de 400 mil crianças e adolescentes, na capital e tambèm no interior. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)