Correio de Carajás

Primeira trilha do ano reúne mais de 500 participantes

Trilheiros da região e até de fora do Estado tomaram parte no evento

Neste registro aéreo, pilotos reunidos para início da trilha/ Foto: Fábio Sousa

O calendário de eventos de aventura está oficialmente aberto em 2023 aqui na região, com a realização da 1ª trilha do ano, em Nova Ipixuna. Segundo os organizadores, mais de 500 inscritos tomaram parte no desafio, com direito a motociclistas dos vizinhos estados do Maranhão e do Tocantins. A presença de todo esse contingente de pilotos e fãs da modalidade movimentou a cidade no sábado e no domingo (29/1).

Área de mata ofereceu muito lamaçal e desafios/Foto: Josseli Carvalho

Neste evento, chamado de 2ª Trilha Pelotão dos Feras, o percurso era de 35 quilômetros dentro de uma área de plantação de eucaliptos, com mata fechada e com muita lama, o que garantiu aos pilotos o nível de dificuldade e desafio que sonhavam.

Trilheiros de toda a região compareceram a Nova Ipixuna/ Foto: Josseli Carvalho

No sábado à noite a concentração dos participantes teve som automotivo e exibição de acrobacias em motocicletas. Já no domingo, bem cedo, as motocicletas e quadriciclos caíram na mata para vencer o percurso.

Leia mais:
Turma dos quadriciclos marcou presença em grande quantidade/Foto: Josseli Carvalho

O calendário de trilhas este ano compreende eventos em vários municípios, a exemplo de Jacundá, Goianésia, Tailândia, Rondon do Pará, Dom Eliseu, Itinga, São Domingos do Araguaia, Marabá, Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Novo Repartimento.

Depois de sair da lama, clima de confraternização/Foto: Josseli Carvalho

DICAS DO CORREIO

Fazer uma trilha de moto pode ser uma incrível aventura. Para os motociclistas que amam adrenalina, é uma ótima oportunidade de ter um contato com a natureza e poder ter um momento especial apenas com o veículo. Portanto, é um momento que pode ser inesquecível e quem faz uma vez sempre quer repetir. Por isso, confira 6 dicas para se preparar para a aventura da trilha de moto.

1 – Use a moto certa

Todo motociclista tem o seu xodó. Aquela moto que é super especial, podendo ser o modelo mais clássico, o primeiro que comprou, ou qualquer outro motivo.

Mas na hora de fazer a trilha, é importante deixar o sentimento de lado e escolher a opção certa. Existem inúmeros modelos no mercado, com cilindradas variadas e mais adequadas para trilhas.

A potência, geralmente, não é um pré-requisito para as trilhas de moto, pelo contrário, para quem está começando e até bom ir um pouco devagar. Por isso, um modelo de 200 cilindradas e 4 tempos pode ser ótimo para começar. E conforme a experiência for aumentando, a moto pode acompanhar.

2 – Equipamento

A moto não é a única coisa que você irá levar. Por isso, ao fazer a trilha, garanta que está levando o restante do equipamento. Faça uma checklist com todos os itens de segurança e garanta que só irá sair se tiver com todos eles preparados:

– Óculos;

– Botas;

– Capacete;

– Luva;

– Joelheira;

– Camisa;

– Colete;

– Cotoveleira.

Estes são os principais. Mas também é importante levar água e comida. Afinal, é importante se manter hidratado e cuidar da energia.

3 – Evite ficar sozinho

Por mais que seja tentador, fazer uma trilha de moto sozinho é arriscado demais para valer a pena. É natural, às vezes, querer ficar um pouco sozinho e aproveitar a natureza e a moto, mas é um risco muito grande.

Se acontecer uma falha mecânica, ou pior, um acidente, você pode ter problemas muito maiores sozinho do que se estivesse acompanhado.

Além disso, é uma boa sugestão pegar algumas dicas com outros pilotos mais experientes.

4 – Revisão antes de ir

A trilha pode ser desgastante para você e para a moto. Por isso, antes de ir, faça uma revisão rápida para garantir que está tudo bem. Verifique os pneus, os freios e alguns dos outros componentes mais importantes.

Essa é uma ótima medida para garantir a sua segurança e se certificar de que o passeio será ainda mais proveitoso.

5 – Aprenda técnicas

Pilotar em uma trilha, especialmente se ela for mais acidentada, é bem diferente de pilotar no asfalto. Portanto, o ideal é dominar bem as técnicas básicas.

Por exemplo, o mais recomendado é manter os cotovelos mais elevados, um pouco acima do guidão. Também é importante evitar acelerar ou frear de forma muito brusca e não usar muito a embreagem.

Isso não somente evita acidentes e garante a sua segurança, mas ainda poupa a parte mecânica da sua moto.

6 – Faça um checklist

Por fim, uma última boa dica é fazer um checklist completo com tudo que você precisa, antes de sair. Garanta que os itens anteriores estão totalmente cumpridos, e verifique se outros detalhes como as rotas, o ponto de parada e outros, estão definidos. Preparar-se é a chave para ter a experiência ideal. (Da Redação)