Por reconhecer a dança como expressão artística e buscar contribuir para sua valorização, criação, educação e prática, a Prefeitura de Tucuruí promoveu o XIII Festival de Dança (FESDANTUC), nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Durante a programação, o Ginásio Poliesportivo da cidade virou palco de artistas locais que apresentaram sua arte.
Dezenas de crianças, jovens e adultos concorreram a troféus, medalhas, além da premiação em dinheiro pelas categorias: dança de salão, danças folclóricas, danças urbanas, jazz e dança contemporânea. Cada modalidade foi disputada em uma noite e avaliada por profissionais renomados do Pará. Ao todo, foram R$28 mil em premiações para os participantes.
Leia mais:Após sucesso de público, o evento que já não fazia parte da agenda cultural do município há sete anos, deve se tornar uma festividade tradicional, garante a gestão municipal. ”É com muita alegria que nós estamos retomando o Festival de Dança, programação que há quase uma década não era realizada, mas sempre foi aclamada e pedida pela população de Tucuruí. Sabemos que estava fazendo muita falta para a nossa cultura e nosso folclore, e por isso, nossa gestão está resgatando esse grande evento que vem trazer alegria pro nosso povo”, diz o vice-prefeito, Jairo Holanda.
Apesar da disputa entre companhias de dança, grupos folclóricos, grupos escolares, associações e união de bailarinos residentes de qualquer cidade do Pará, o clima no Ginásio era de alegria, parceirismo e admiração um pelo outro. “Foi muito gratificante e especial participar desta edição representando a minha escola. Acho que todos poderiam participar e mostrar seu talento. A equipe aqui da cidade está de parabéns, vocês fizeram um belo trabalho”, agradece a estudante, Eduarda Nery.
Outro participante que voltou para casa satisfeito, foi o bailarino Carlos Junior, da cidade de Tailândia. “Essa foi a minha primeira vez em Tucuruí e considero uma experiência maravilhosa. Gostei muito do evento, trouxe várias coreografias e fui super bem recebido pela organização, que me tratou super bem e me deixou mostrar um pouco do meu trabalho para os tucuruienses”, conta o dançarino.
SERVIDORES COMEMORAM VOLTA DO FESTIVAL
O ambiente amistoso entre os competidores também foi percebido pela pedagoga Rosangela Silva. Além disso, ela comemorou que a programação fomenta, além da cultura, a economia da cidade. “O evento foi incrível, tudo muito bem organizado, e deu para notar a união das equipes. Foi uma apresentação mais linda que a outra! Feliz que estamos de volta com essa programação que vem para movimentar o comércio de Tucuruí, que estava precisando muito”, declara.
Em comemoração à retomada do FESDANTUC, o diretor de Cultura de Tucuruí, Jean Ribeiro, conta que a realização representa um “boas vindas” à cultura e um “adeus” à pandemia. “Foram três dias de evento da retomada da promoção cultural para o nosso município. Isso é o governo do trabalho, paz e progresso cumprindo seus objetivos, que é resgatar a cultura. Por isso, além de retomá-lo, nós ampliamos o festival, que agora deixou de ser municipal para ser estadual, com vários municípios sendo representados. É a pandemia indo embora e a cultura voltando”, celebra o servidor público.