Correio de Carajás

Segundo dia dos atendimentos em saúde na Coca-Cola e Fanta

Foi enorme a procura por atendimento médico nestes dois dias da presença do Instituto Miguel Chamon atendendo às populações dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia. Com senhas à mão, os últimos pacientes estão com acesso a consultas com clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, consulta de vista e ainda vão ganhar os óculos, sem custo. As carretas com consultório médico estão em frente à Escola José Alves de Lima, na Av. Araguaia com toda a estrutura que essa caravana carrega.

A procura é tão grande pelo acesso a tais serviços que as filas começam já no dia anterior, atrás de senhas. Trata-se de uma ação sem precedentes na história desta região pelo tamanho e o alcance das pessoas beneficiadas.

Leia mais:

E as histórias de quem já conseguiu atendimento são as mais especiais. “Olha, o sentimento é de gratidão. Essa ação num momento tão difícil em que vivemos. Essa ação que o instituto vem trazer, preenche uma lacuna que faz muita falta pra essa cidade. Tenho só a agradecer”, disse Delma Skibinsk, moradora.

No mesmo sentido, comentou nesta manhã de quarta-feira, a senhora Almerinda da Silva: “Essa ação é legal. A gente precisa disso aí. São atendimentos que você não consegue no postinho todos os dias. Bom seria se ficassem aqui mais uns 15 a 20 dias”.

Zulmira Paixão destacou o fato do atendimento ser rápido e oferecer algo que demoraria 15 dias a um mês para se conseguir no serviço público. Ela citou em especial o exame de ultrassonografia.

ATENDIMENTO

As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.

O serviço mais procurado é realmente o exame de vista, além da oportunidade de receber lente e óculos de graça, ainda podendo escolher a armação entre vários modelos disponíveis. O instituto leva de 30 a 40 dias para a entrega dos óculos completos.

INSTITUTO

O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.

Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.

Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.

A ação tem o apoio institucional do Grupo Correio de Comunicação. (Da Redação)