Correio de Carajás

Prefeitura de Parauapebas envia à Câmara projeto que reduz tarifa da iluminação pública

Prefeitura de Parauapebas envia à Câmara projeto que reduz tarifa da iluminação pública
Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O governo municipal protocolou na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) o projeto de lei que reduz a Contribuição da Taxa de Iluminação Pública (CIP) no município. O projeto foi apresentado na sessão de hoje, terça-feira, 22, e agora vai seguir para as comissões a fins em caráter de urgência, para que seja votado o mais rápido possível e plenário.

A chegada do projeto na Câmara foi comemorada pelos vereadores, especialmente pelo vereador Zacarias da Conceição Marques (PP), que apresentou ano passado a indicação Nº 375/2018, pedindo estudo de viabilidade para redução em 50% da CIP.  Segundo o vereador, a redução será um alívio no bolso do consumidor.

“Isso vai ser um alento no orçamento da população, principalmente das pessoas menos favorecidas”, frisa o vereador, observando que a taxa de iluminação pública atualmente é calculada sobre o consumo de energia de cada residência. Ou seja, dependendo do valor, a taxa sai salgada para a população ao consumidor.

Leia mais:

“Como está havendo essa enxurrada de denúncias de cobranças abusivas da tarifa de energia elétrica, isso também leva a reboque a taxa de iluminação pública. Quando a taxa foi criada, ficou estabelecido que quem consumia mais, pagava mais, mas agora estamos vendo que a população, inclusive de baixa renda, está sendo prejudicada”, ressalta.

Ele lembrou que na semana passada esteve reunido com o prefeito Darcir Lermen (MDB) e falou sobre sua indicação e o clamor da sociedade, que não aguenta mais pagar uma energia tão cara. “Essa é uma bandeira de todos e vai beneficiar a todos”, acrescentou.

O vereador Marcelo Alves Parceirinho (PSC), que assinou o projeto de autoria do colega, também destacou a importância da redução da taxa para o consumidor, da mesma forma que Ivanaldo Braz (sem partido). Para Braz, o projeto é até mais importante que outros voltados à população de baixa renda, como o Gira Renda, que atende só uma pequena parcela da sociedade.

“Esse vai contemplar a população inteira de Parauapebas. Na próxima fatura, após o projeto ser aprovado, cada cidadão vai sentir o alívio no bolso. Parabéns ao prefeito para acatar o projeto e vamos agilizar para que seja aprovado o mais rápido possível”, frisou Braz.

O vereador Elias Ferreira, o Elias da Construforte (PSB), também comemorou a chegada do projeto à Câmara. Ele, no entanto, frisou que os outros projetos sociais, como o Gira Renda, também são importantes e agora, somados ao desconto da taxa da CIP, vai ser um grande ganho a população. 

O presidente da Casa, Luiz Castilho (PROS), adiantou que o projeto vai receber atenção especial e terá a tramitação agilizada para que seja logo aprovado. Ele observou que o município investiu alto na modernização do seu Parque de Iluminação Pública, o que reduziu o consumo de energia, mas isso não está beneficiando a população que continua pagando tarifa alta de energia. “Agora isso será corrigido. Parabéns a Câmara e ao Executivo pelo projeto”, enfatizou Castilho. (Tina Santos) 

Mais

Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei complementar que estende até o fim de 2021 a autorização concedida a estados,…
Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Os senadores avaliaram de forma positiva a primeira semana de oitivas da CPI da Pandemia. Foram ouvidos os ex-ministros da…
Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (6) em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia…
Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Em depoimento nesta quinta-feira (6) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo…
Teich diz que deixou cargo por falta de autonomia e por não aceitar cloroquina

Teich diz que deixou cargo por falta de autonomia e por não aceitar cloroquina

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich disse nesta quarta-feira (5) em depoimento à CPI da Pandemia que deixou o governo…
Bolsonaro defende liberdade e cogita decreto de livre circulação

Bolsonaro defende liberdade e cogita decreto de livre circulação

Em discurso hoje (5) em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre as manifestações ocorridas no 1º de…