Após a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) informar na noite desta terça-feira (14) o óbito de um homem de 48 anos vítima de Covid-19 oriundo de Canaã dos Carajás iniciou-se um debate sobre o caso, uma vez que as autoridades municipais não reconheciam haver casos registrados até então.
Em uma primeira nota divulgada pela assessoria de comunicação, a Prefeitura informou ter tomado conhecimento na terça-feira, por meio de Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, do óbito de um paciente residente no município.
Informou, ainda, que o caso foi notificado pelo município vizinho, Parauapebas, onde o paciente estava internado e negou registro de atendimento à pessoa. “Não há, na rede pública de saúde de Canaã, o registro de passagem do paciente pela atenção básica. Por isso, o caso não aparece nas estatísticas que têm sido divulgadas diariamente em boletins”.
A Prefeitura de Parauapebas, entretanto, também emitiu nota informando que o óbito ocorreu em uma UTI da cidade, mas é contabilizado nas estatísticas do município de Canaã dos Carajás porque lá o paciente residia e foi onde iniciou o atendimento de saúde.
Conforme Parauapebas, o paciente apresentava comorbidade Pneumoconiose com fibrose intersticial acentuada e bronquiolite distal acentuada e estava em avaliação para transplante pulmonar. O município acrescentou que o homem esteve internado em hospital particular de Canaã dos Carajás, entre os dias 28 de março e 1º de abril, com o quadro de pneumonia comunitária. No dia 2 de abril, ele deu entrada em UTI particular no município de Parauapebas, apresentando estado grave e morreu no dia 9 de abril.
A Sespa só confirmou nesta terça-feira (14) que o homem tinha Covid-19 e o órgão informou, epidemiologicamente, que o paciente entra na estatística de Canaã dos Carajás, onde o atendimento foi iniciado. O município de Parauapebas afirma, ainda, ter informado à cidade vizinha sobre a permanência do paciente em Parauapebas e sobre o óbito, inclusive a comunicou do resultado do exame.
Já nesta quarta (15), a Prefeitura de Canaã dos Carajás emitiu nova nota informando estar em contato com o Hospital 5 de Outubro para averiguar o histórico do paciente. “O paciente deu entrada no serviço privado de saúde no dia 28 de março e já tinha histórico de doença pulmonar. Por isso, a princípio, o caso não tratava de suspeita de Covid-19, mas de agravamento do quadro já existente”, informou finalmente.
A nota acrescenta que a prefeitura também investiga se de fato o paciente residia em Canaã, tendo recebido informações de que ele tinha residência em outro município e estava em visita à cidade, onde possui negócios. “À medida que a administração obtiver, com precisão, todas as informações relativas ao caso, repassará à imprensa e à sociedade, com a mesma transparência que tem tratado o tema desde o início do enfrentamento à pandemia”, finaliza o posicionamento. (Luciana Marschall)