• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Prefeito Jeová manda cortar 100 árvores no centro de Canaã

por Redação
11/08/2020
em Cidades
Prefeito Jeová manda cortar  100 árvores no centro de Canaã

Mesmo em floração, ipês como este estão sendo varridos da principal avenida de Canaã dos Carajás

10
Visualizações

As motosserras trabalham a todo vapor. Funcionários de uma empresa terceirizada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, aos poucos fazem desaparecer o verde que havia na movimentada avenida.

Imagens de celular foram gravadas por moradores indignados com a cena. A retirada feita sem consultar a população do município, segundo o prefeito Jeová Andrade, faz parte da segunda etapa da obra de revitalização da via que vai custar aos cofres públicos de Canaã quase R$ 7 milhões.

Segundo a prefeitura, o corte foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canaã, a pedido da Secretaria de Planejamento Municipal. No total, mais de 100 árvores já foram arrancadas do canteiro central da avenida, entre elas uma espécie bem conhecida na cidade: o Ipê, que nesta época do ano costumava embelezar Canaã com as floradas coloridas.

A prefeitura diz que no lugar das árvores serão construídas calçadas, ciclovias e estacionamentos.

Para os moradores, além da ameaça ao meio ambiente, o corte contribui ainda mais com a falta de arborização urbana do município, que já sofre com as elevadas temperaturas em pleno verão amazônico.

Para Danilo Andrade, técnico em geologia e impactos ambientais, estão suprimindo as árvores e as palmeiras do canteiro. “Isso é de cortar o coração porque uma cidade que não cumpre nem se quer um terço do que rege a lei ambiental no tocante à arborização dos meios urbanos está destruindo o pouco que ainda possui. “Além de desolador, causa repulsa porque essa obra de revitalização não está em conjunto com a preservação da vegetação já existente. Será que foi feito um estudo de aspecto e impacto ambiental?”, questiona o morador.

Danilo diz que é técnico em minas e geologia com ampla experiência em implantação de projetos de capital com verificação de execução de EIA-RIMA, com elaboração de planos de recuperação de áreas degradadas, os chamados PRADS. Ele questiona: “Quais as condicionantes ambientais que esta obra possui? A Semmas emitiu parecer técnico? Há autorização dos demais órgãos ambientais para que essa supressão seja executada?  Eis a grande incógnita de uma cidade que tem seus mananciais poluídos com esgotamento sanitário domiciliar e carente de ações efetivas de preservação ambiental”, desabafa Danilo. (Nyelsen Martins é Kevin William)

Comentários
Tags: Canaã dos CarajásPará
Matéria anterior

STF afasta Adonei Aguiar da Prefeitura de Curionópolis

Próxima matéria

Vítima de roubo reage e assaltante é preso

RelacionadaMatérias

Morre Larry King, lenda da TV americana, aos 87 anos
Cidades

Morre Larry King, lenda da TV americana, aos 87 anos

23/01/2021
120
Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados
Cidades

Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados

23/01/2021
60
Unifesspa avalia e apresenta projeto para Canaã em 2021
Cidades

Unifesspa avalia e apresenta projeto para Canaã em 2021

23/01/2021
103
Próxima matéria
Vítima de roubo reage e assaltante é preso

Vítima de roubo reage e assaltante é preso

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019