Correio de Carajás

Prefeito Jeová manda cortar 100 árvores no centro de Canaã

Mesmo em floração, ipês como este estão sendo varridos da principal avenida de Canaã dos Carajás
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As motosserras trabalham a todo vapor. Funcionários de uma empresa terceirizada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, aos poucos fazem desaparecer o verde que havia na movimentada avenida.

Imagens de celular foram gravadas por moradores indignados com a cena. A retirada feita sem consultar a população do município, segundo o prefeito Jeová Andrade, faz parte da segunda etapa da obra de revitalização da via que vai custar aos cofres públicos de Canaã quase R$ 7 milhões.

Segundo a prefeitura, o corte foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canaã, a pedido da Secretaria de Planejamento Municipal. No total, mais de 100 árvores já foram arrancadas do canteiro central da avenida, entre elas uma espécie bem conhecida na cidade: o Ipê, que nesta época do ano costumava embelezar Canaã com as floradas coloridas.

Leia mais:

A prefeitura diz que no lugar das árvores serão construídas calçadas, ciclovias e estacionamentos.

Para os moradores, além da ameaça ao meio ambiente, o corte contribui ainda mais com a falta de arborização urbana do município, que já sofre com as elevadas temperaturas em pleno verão amazônico.

Para Danilo Andrade, técnico em geologia e impactos ambientais, estão suprimindo as árvores e as palmeiras do canteiro. “Isso é de cortar o coração porque uma cidade que não cumpre nem se quer um terço do que rege a lei ambiental no tocante à arborização dos meios urbanos está destruindo o pouco que ainda possui. “Além de desolador, causa repulsa porque essa obra de revitalização não está em conjunto com a preservação da vegetação já existente. Será que foi feito um estudo de aspecto e impacto ambiental?”, questiona o morador.

Danilo diz que é técnico em minas e geologia com ampla experiência em implantação de projetos de capital com verificação de execução de EIA-RIMA, com elaboração de planos de recuperação de áreas degradadas, os chamados PRADS. Ele questiona: “Quais as condicionantes ambientais que esta obra possui? A Semmas emitiu parecer técnico? Há autorização dos demais órgãos ambientais para que essa supressão seja executada?  Eis a grande incógnita de uma cidade que tem seus mananciais poluídos com esgotamento sanitário domiciliar e carente de ações efetivas de preservação ambiental”, desabafa Danilo. (Nyelsen Martins é Kevin William)

Mais

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a décima oitava remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas pelo…
Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

O município de Marabá sediou na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção…
OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…