Correio de Carajás

Prefeito assassinado, Jones William é homenageado em Tucuruí

O prefeito Jones William da Silva Galvão recebeu homenagens no quarto ano de sua morte, ocorrida no dia 25 de julho de 2017. Domingo, 25, houve a missa da saudade e reinauguração do prédio do Executivo Municipal com o nome do político que estava no primeiro mandato.

Para lembrar o 4º ano da morte do prefeito Jones William, a família da vítima realizou a “missa da saudade” na Igreja São José Operário – em frente à Câmara Municipal de Vereadores. A segunda homenagem foi comandada pelo atual prefeito, Alexandre Siqueira, que entregou a reforma da sede do Executivo Municipal, batizada com o nome de “Palácio Executivo Prefeito Jones William da Silva Galvão”. O projeto de lei é de autoria do vereador Weber Galvão, irmão de Jones.

Vilcenir Galvão, mãe de Jones William, agradeceu pela homenagem. “Esse momento alivia um pouco o nosso sofrimento que vivenciamos nesses quatro anos”.

Leia mais:

E a viúva, Graciele Galvão, também comentou sobre a homenagem. “É uma homenagem pelos trabalhos que Jones fez pelo município, onde ele dedicou muitos anos para chegar à prefeitura”.

“A gente homenageia o eterno prefeito Jones William dando ao prédio da Prefeitura Municipal o seu nome”, destacou o atual vice-prefeito Jairo Holanda.

E o prefeito Alexandre Siqueira finaliza: “nós estamos homenageando o saudoso prefeito Jones William. É muito justa essa homenagem pela história dele para construir um município com mais dignidade”.

Familiares de Jones William com autoridades na reinauguração do prédio da prefeitura/Fotos: divulgação

O crime

O prefeito de primeiro mandato Jones William caminhava para o completar o 7º mês de mandato quando foi assassinado na estrada do Aeroporto. Naquela tarde de 25 de julho de 2017, por volta de 16h, o gestor municipal vistoriava uma obra de recuperação da pista quando dois homens em uma motocicleta o assassinaram com cinco tiros de arma de fogo. Jones morreu ao chegar no Hospital Regional de Tucuruí.

A cúpula de segurança pública do Pará tomou conta da investigação. E prendeu Bruno Marcos de Oliveira, natural de Sergipe, de 22 anos, apontado como principal suspeito de executar o gestor. Com ele, também foi presa a pessoa que conduzia a motocicleta. Bruno acabou morto em 2018 durante uma fuga de presos do Complexo Penitenciário Santa Izabel.

Passados quatro anos da morte, o processo criminal continua em tramitação na justiça paraense.

Conforme levantou a Reportagem, o processo tramita em segredo de Justiça. Jones William tinha 42 anos de idade. E antes de ocupar o cargo de prefeito, eleito com 53,50%, exerceu o cargo de vereador e era enfermeiro. (Antonio Barroso)