Correio de Carajás

Por que escola da periferia lidera o IDEB de Marabá há cinco anos?

A vizinha, CMRio, na Folha 13, também tem boas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e passam a ser referência para toda a cidade

Durante dois anos consecutivos a Escola Pedro Cavalcante é a campeã geral do IDEB em Marabá / Foto: Evangelista Rocha

Pode sair coisa boa da periferia das Folhas 12 e 13 da Nova Marabá? A resposta é sim. Os bairros vizinhos que foram manchados pela violência por mais de duas décadas, agora são referência em educação. Sim, porque abrigam duas das melhores escolas do município, que são referendadas pelo respeitado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino em todo o País.

A Escola Municipal Pedro Cavalcante está localizada na Folha 12. Já o Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio) e está a cerca de 700 metros dali, na Folha 13, áreas consideradas da periferia da cidade. Ambas, cada uma em sua categoria, obtiveram os maiores resultados do município.

Os dados foram divulgados na última semana e refletem a situação da educação no país. Mas em se falando da terra de Francisco Coelho, quando olhamos para os resultados ao longo dos anos, o cenário dessas três escolas se torna animador.

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Começando pela Escola Pedro Cavalcante, que obteve um índice de 6,7. Não obstante esta ser a maior nota entre os educandários que atendem o Fundamental I (de 1º ao 5º ano), é também a mais alta em meio a todas as escolas do município, incluindo as do Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Desde que foi calculado pela primeira vez, em 2005, somente em dois anos o IDEB da Pedro Cavalcante foi menor que o do ano anterior: em 2017 e 2021. Apesar disso, é evidente o aumento progressivo das notas ao longo dos anos.

 

Entre 2005 e 2023 o aumento da nota foi de 91% (3,2 pontos). No primeiro ano, a Pedro Cavalcante atingiu parcos 3,5 e em 2023 chegou à pontuação de 6,7.

SEGREDO? FOCO NA APRENDIZAGEM

A reportagem do CORREIO esteve na Escola Pedro Cavalcante na manhã desta sexta-feira (23) para conversar com a diretora, alunos e entender, direto Da fonte, quais as ações que a instituição coloca em prática para alcançar os bons resultados.

Margarete (esq.) e Arioneide têm um papel importante para os bons resultados da Pedro Cavalcante

“O Ideb não é um resultado apenas do 5º ano. Ele é a consolidação do trabalho que é feito desde o primeiro ano (dos alunos na escola)”. A afirmação é feita pela diretora Arionide Rodrigues Martins.

De maneira modesta – e com um brilho de “dever cumprido” no olhar – Ari (como é carinhosamente chamada) faz questão de destacar que independente do Ideb, toda a equipe escolar está comprometida com a aprendizagem e desenvolvimento do corpo estudantil.

Ao realizarem provas e simulados, os alunos colocam no papel seu aprendizado e, indiretamente, suas dificuldades. A partir da correção dessas avaliações, os professores e a gestão da escola ficam com a incumbência de atuar com afinco nas fragilidades apresentadas pelas crianças. Uma etapa significativa para o processo de aprendizagem desses alunos.

O time docente trabalha com foco na aprendizagem dos alunos

Trabalho coletivo, formação de professores, atendimento individualizado, recomposição da aprendizagem e o cuidado com o controle de fluxo (evasão, desistência e reprovação) são alguns dos pontos fortes citados por Ari e por Francisca Margarete Fernandes de Sousa, coordenadora pedagógica da instituição. A dupla ressalta que essas são ações adotadas por toda a rede municipal, mas para quem observa do lado de fora, fica evidente que em algum ponto desse caminho a Pedro Cavalcante se sobressai.

“Esse estudo, essa investigação que a gente faz da aprendizagem de cada aluno é constante. E quando ele chega no 4º ano, que antecede o ano da prova do Ideb, a gente tem esse cuidado de forma mais criteriosa. E com os simulados a gente vai verificando o que eles têm mais consolidado e quais habilidades precisamos trabalhar mais”, sintetiza Margarete.

Durante a entrevista ficou nítido todo o esforço e dedicação, tanto de Ari e Margarete, quanto de todos que integram o quadro de colaboradores da Escola Pedro Cavalcante (atualmente são 30 pessoas), para garantir um ensino de qualidade e alcançar resultados positivos, como o alto Ideb da instituição.

E são os alunos Alexa Conceição James, de 10 anos, e Felipe Rodrigues Moreira, de 11 anos, os responsáveis pelo carimbo de “escola nota 10” dado à Pedro Cavalcante. Ambos estão no 5º ano e ao final de 2024 terão de dar adeus para o educandário.

Durante um bate-papo com a reportagem do CORREIO, a dupla lamentou ter de cursar o Ensino Fundamental II em outro lugar, mas também celebrar as conquistas que viveram na atual escola até agora. “Eu gosto de estudar matemática. É minha matéria preferida, junto com ciências”, afirma Felipe com empolgação.

Felipe é entusiasta de matemática e quer ser médico, mas de gente

Ao lado dele, Alexa compartilha da mesma opinião, exceto por um detalhe: ao invés de ciências, a menina prefere a disciplina de artes. “Eu gosto de desenhar e pintar, acho legal”, compartilha ela com certa timidez.

Os pequenos são leitores assíduos e recentemente leram dois livros: “Os bichos também sonham” (Alexa) e “Minhas rimas de cordel” (Felipe).

A pequena Alexa ama ler e quer ser médica veterinária

O amor pela leitura e pela matemática devem conduzir os jovens alunos se entrelaça com o sonho de se formarem em cursos universitários. Alexa quer ser médica veterinária e Felipe, médico “de gente”.

A DISCIPLINA NO CMRIO

A menos de 800 METROS da Escola Pedro Cavalcante está o CMRio. Desde que ganhou a roupagem militar, só houve progresso no IDEB ao longo dos anos.

Entre 2017 e 2023, o CMRio evoluiu em 1,8 (64%) pontos, demonstrando uma melhora significativa na qualidade de ensino. Já entre 2005 e 2023 o Ensino Médio teve um progresso de 49%, saindo de 2,9 para 5,9 – números que representam uma diferença de 3,0 pontos.

 

Para apreciar essa evolução em sua completude é preciso mergulhar no passado e relembrar que a escola nasceu em 1997, com o nome de Escola Rio Tocantins CAIC. Sua missão era oferecer diversos serviços à população, dentre eles, creche em horário integral, Centro de Saúde Escola de Nível Básico e a Biblioteca Estudantil Frederico Morbach.

O CMRio/Caic teve o melhor índice tanto entre as escolas de Fundamental II quanto de Ensino Médio / Foto: Marcelo Lelis – Ag. Pará

Já em 2018, ela recebeu a implantação de um novo projeto, que a transformou no Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio), atendendo turmas de Ensino Fundamental II. Uma parceria entre Prefeitura de Marabá e Governo do Estado, através do 4º Batalhão de Polícia Militar. Foi a virada de chave.

O impacto positivo desta mudança é visualizado a partir do IDEB de 2019, que saltou para 5,4, deixando para trás as notas na casa dos 3 pontos.

 

 

RANKING DAS 10 MELHORES

 

 

 

 

 

(Luciana Araújo e Ulisses Pompeu)