Correio de Carajás

População em geral começa a ser vacinada contra gripe em Marabá

IMUNIZAÇÃO

Foto: Aline Nascimento/PMM
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), está vacinando pessoas pertencentes aos grupos de risco, idosos, deficientes físicos, acamados e outras enfermidades nas residências.

A vacinação acontece durante as visitas domiciliares na área de cobertura da ESF. A equipe do Estratégia Saúde da Família contendo agente comunitário de saúde, técnico de enfermagem, médico e enfermeiro, durante as visitas, realizam vários procedimentos além da vacinação, como curativos, retirada de pontos, injetáveis entre outros. A medida desafoga a demanda das Unidades Básicas de Saúde, além de evitar aglomerações.

A técnica de enfermagem Isnária Francisca de Souza e a agente comunitária de saúde Laice da Silva Araújo, equipe da ESF do Posto de Saúde Jaime Pinto, estavam na manhã desta quinta (8), em visita a uma casa na Rua Fortunato Simplício Costa, Bairro Novo Horizonte. Lá elas vacinaram contra gripe H1N1/Influenza a idosa Iacira Carvalho de Oliveira de 84 anos, o portador de necessidade especial  Nilton Carvalho de Oliveira e a autônoma Marinilda Carvalho de Oliveira, 47 anos.

Leia mais:

Isnária Francisca lembra que a ESF busca prestar atendimento em domicílio para grupos de risco. “Fazemos vários procedimentos como curativos, retiradas de pontos, injetáveis, vacina, aferição de PA entre outros. É um programa que beneficia o paciente em sua própria casa. A demanda nos postos de saúde é muito grande, então ajuda muito”, esclarece a técnica de enfermagem.

A autônoma Marinilda Carvalho de Oliveira agradeceu o serviço da equipe ESF. “Nós já fomos beneficiados outras vezes com a visita da equipe de saúde. Além da minha mãe idosa, meu irmão está sendo beneficiado também mais uma vez com a vacinação. O fato de vir em casa evita aglomeração no Posto de Saúde e até algum acidente no percurso, principalmente com idosos”, conta.

Na Marabá Pioneira, na Unidade Básica de Saúde “Demósthenes Azevedo”, no Bairro Francisco Coelho, o autônomo João Marcos Franco Cardoso, de 23 anos, recebeu a vacina contra a gripe H1N1/Influenza. “Foi rapidão e nem doeu. É essencial se imunizar contra gripe nesse período de pandemia contra o coronavírus”, explica.

A diretora da Vigilância em Saúde do município, Sabrina Acyoly, lembra que a SMS já estava vacinando em todas as UBS’s os públicos-alvo da campanha de vacinação, como gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e professores. “Agora começamos a vacinação da população em geral, de 6 meses a mais. As nossas unidades estão todas abastecidas com a vacina, principalmente nesse momento pandêmico da COVID-19, onde não podemos esquecer da influenza. Ela existe e está aí anteriormente à COVID-19 é uma vacina que devemos procurar”, orienta.

A recomendação para quem tomou a vacina da COVID-19 que aguarde no mínimo 14 dias de intervalo, para poder tomar da influenza, e quem tomou da influenza que aguarde o intervalo para poder tomar da COVID, assim que chegar sua vez. Procure a UBS mais perto da sua casa com sua carteira de vacinação e documentos pessoais. (Fonte: Ascom PMM)

Comentários

Mais

Fiocruz pede inclusão de BioManguinhos como produtor de IFA nacional

Fiocruz pede inclusão de BioManguinhos como produtor de IFA nacional

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), encaminhou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o…
OMS declara a B.1.1.529 como 'variante de preocupação' e dá o nome de 'ômicron'

OMS declara a B.1.1.529 como 'variante de preocupação' e dá o nome de 'ômicron'

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a B.1.1.529 como uma “variante de preocupação” e escolheu como nome “ômicron”. Com essa classificação, a nova…
Prefeitura de Marabá cancela réveillon, mas divulga no mesmo dia grande evento esportivo

Prefeitura de Marabá cancela réveillon, mas divulga no mesmo dia grande evento esportivo

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Marabá, por meio do seu site oficial, divulgou uma nota confirmando o cancelamento…
Folha não publicou tuíte questionando se absolvição de jovem nos EUA pode estimular bolsonaristas a atirarem contra manifestantes no Brasil

Folha não publicou tuíte questionando se absolvição de jovem nos EUA pode estimular bolsonaristas a atirarem contra manifestantes no Brasil

Falso É falsa a montagem que circula no Facebook simulando tuíte do jornal Folha de S.Paulo com o título “A…
Turismo nacional deve encerrar o ano com crescimento de 16%

Turismo nacional deve encerrar o ano com crescimento de 16%

O turismo brasileiro deve terminar o ano com crescimento de 16% e faturamento de R$ 130 bilhões, 22% inferior ao…
Atraso na entrega e propaganda enganosa lideram reclamações na Black Friday

Atraso na entrega e propaganda enganosa lideram reclamações na Black Friday

As reclamações de consumidores devido a atrasos em entregas de produtos lideram o ranking nesta Black Friday, representando 20,94%. Segundo levantamento…