Correio de Carajás

População em geral começa a ser vacinada contra gripe em Marabá

Foto: Aline Nascimento/PMM

IMUNIZAÇÃO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), está vacinando pessoas pertencentes aos grupos de risco, idosos, deficientes físicos, acamados e outras enfermidades nas residências.

A vacinação acontece durante as visitas domiciliares na área de cobertura da ESF. A equipe do Estratégia Saúde da Família contendo agente comunitário de saúde, técnico de enfermagem, médico e enfermeiro, durante as visitas, realizam vários procedimentos além da vacinação, como curativos, retirada de pontos, injetáveis entre outros. A medida desafoga a demanda das Unidades Básicas de Saúde, além de evitar aglomerações.

A técnica de enfermagem Isnária Francisca de Souza e a agente comunitária de saúde Laice da Silva Araújo, equipe da ESF do Posto de Saúde Jaime Pinto, estavam na manhã desta quinta (8), em visita a uma casa na Rua Fortunato Simplício Costa, Bairro Novo Horizonte. Lá elas vacinaram contra gripe H1N1/Influenza a idosa Iacira Carvalho de Oliveira de 84 anos, o portador de necessidade especial  Nilton Carvalho de Oliveira e a autônoma Marinilda Carvalho de Oliveira, 47 anos.

Leia mais:

Isnária Francisca lembra que a ESF busca prestar atendimento em domicílio para grupos de risco. “Fazemos vários procedimentos como curativos, retiradas de pontos, injetáveis, vacina, aferição de PA entre outros. É um programa que beneficia o paciente em sua própria casa. A demanda nos postos de saúde é muito grande, então ajuda muito”, esclarece a técnica de enfermagem.

A autônoma Marinilda Carvalho de Oliveira agradeceu o serviço da equipe ESF. “Nós já fomos beneficiados outras vezes com a visita da equipe de saúde. Além da minha mãe idosa, meu irmão está sendo beneficiado também mais uma vez com a vacinação. O fato de vir em casa evita aglomeração no Posto de Saúde e até algum acidente no percurso, principalmente com idosos”, conta.

Na Marabá Pioneira, na Unidade Básica de Saúde “Demósthenes Azevedo”, no Bairro Francisco Coelho, o autônomo João Marcos Franco Cardoso, de 23 anos, recebeu a vacina contra a gripe H1N1/Influenza. “Foi rapidão e nem doeu. É essencial se imunizar contra gripe nesse período de pandemia contra o coronavírus”, explica.

A diretora da Vigilância em Saúde do município, Sabrina Acyoly, lembra que a SMS já estava vacinando em todas as UBS’s os públicos-alvo da campanha de vacinação, como gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e professores. “Agora começamos a vacinação da população em geral, de 6 meses a mais. As nossas unidades estão todas abastecidas com a vacina, principalmente nesse momento pandêmico da COVID-19, onde não podemos esquecer da influenza. Ela existe e está aí anteriormente à COVID-19 é uma vacina que devemos procurar”, orienta.

A recomendação para quem tomou a vacina da COVID-19 que aguarde no mínimo 14 dias de intervalo, para poder tomar da influenza, e quem tomou da influenza que aguarde o intervalo para poder tomar da COVID, assim que chegar sua vez. Procure a UBS mais perto da sua casa com sua carteira de vacinação e documentos pessoais. (Fonte: Ascom PMM)

Comentários

Mais

Líder da Fetraf estadual perde luta contra o câncer

Líder da Fetraf estadual perde luta contra o câncer

Nesta terça-feira, dia 27, Viviane Pereira de Oliveira, a popular Vivian, perdeu a luta de oito anos contra um tumor…
Moradores da Vila do Rato aprovam ponte interligando ao Bairro Amapá

Moradores da Vila do Rato aprovam ponte interligando ao Bairro Amapá

Após a notícia da possível construção de uma ponte interligando os bairros Amapá e Marabá Pioneira, passando pela Vila Canaã…
Professores de Marabá voltam às escolas dia 9 de agosto

Professores de Marabá voltam às escolas dia 9 de agosto

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, em março de 2020, todos os professores da rede municipal de Educação…
Enfermeiros consolam homem com fobia de agulha para vaciná-lo na Paraíba [VÍDEO]

Enfermeiros consolam homem com fobia de agulha para vaciná-lo na Paraíba [VÍDEO]

Brincadeiras à parte, muitos adultos possuem fobia de agulha – uma condição conhecida como ‘Aicmofobia‘. Esse pavor inconsciente por vezes…
Presidente do Flamengo e mais quatro são denunciados pelo MPF por prejuízo a fundos de pensão

Presidente do Flamengo e mais quatro são denunciados pelo MPF por prejuízo a fundos de pensão

O Ministério Público Federal de Brasília denunciou à Justiça o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e outras quatro pessoas pelo…
Butantan entrega mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac

Butantan entrega mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac

O Instituto Butantan entregou hoje (28) mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria…