A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciou ontem, segunda-feira (28), as obras de reparo da ponte Rio Moju, que integra o complexo de quatro pontes da Alça Viária. Na última sexta-feira, dia 25, o Portal Correio de Carajás divulgou imagens que circulam em redes sociais e apontam a situação precária dos pilares da ponte sobre o rio Moju, no quilômetro 48.
A imagens mostram uma parte da estrutura da ponte com escoras metálicas expostas. No mesmo dia, por telefone, o secretário de Transporte do Pará, Antônio de Pádua Andrade, confirmou a existência do problema para a Reportagem, garantindo que as medidas necessárias estavam sendo tomadas.
Conforme a Setran, agora os operários trabalham diretamente na execução dos serviços e há uma equipe de suporte que está confeccionando peças e ferragens que serão substituídas, além de estar desenvolvendo a logística de entrega de materiais no local da obra.
Leia mais:Ontem foi feita a mobilização de materiais e pessoal que trabalharão na recuperação das estacas avariadas nos blocos b-7 e b-8. A equipe de metalurgia está trabalhando na confecção de revestimentos metálicos, que servirão de formas para recuperação do concreto das estacas.
A ponte tem 868 metros de extensão e 23 metros de largura e é a segunda no sentido de quem vai de Moju para Belém. Apresenta problemas de corrosão e de desgaste em pilares e estacas, além de uma dilatação maior do que o habitual entre dois blocos de concreto que compõem as pistas de rolamento.
Os danos, afirma o Governo do Estado do Pará, teriam sido ocasionados pela falta de manutenção e pelos constantes choques de embarcações. (Luciana Marschall – com informações de Agência Pará)