Correio de Carajás

Poluição sonora lidera denúncias por crimes ambientais

O Disque Denúncia Sudeste do Pará, desde a implantação, em Marabá, registrou 18.639 denúncias relacionadas a crimes ambientais. O dado foi divulgado ontem, segunda-feira (4), em decorrência do Dia Mundial do Meio-Ambiente, comemorado hoje, dia 5 de junho.

Dentre os crimes, a líder absoluta em denúncias é a poluição sonora, 16.942, totalizando 91% das relacionadas aos crimes ambientais. Em seguida, foram registradas 473 por poluição do ar, 334 por lixo acumulado, 313 por queimadas, 289 por maus tratos aos animais, 86 por poluição das águas, 52 por extração irregular de árvores, 47 por guarda ou comércio de animais silvestres, 44 por desmatamento florestal, 34 por extração irregular de solo e 25 por caça ilegal.

Leia mais:

O dia começou a ser celebrado em 1972, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar os governantes de cada país sobre os perigos de se negligenciar a tarefa de proteger os recursos naturais.

São considerados crimes ambientais as agressões ao meio ambiente e seus componentes – flora, fauna, recursos naturais e patrimônio cultural. Dentre os exemplos, está provocar incêndios, desmatamento, jogar lixo ou esgoto em rios, danificar patrimônio cultural e urbano.

As denúncias neste sentido devem ser feitas pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará, pelo telefone (94) 3312-3350 ou ainda através do Whatsapp (94) 98198-3350. O Anonimato é garantido. (Luciana Marschall com informações do Disque Denúncia Sudeste do Pará)