Além da prisão de acusados de envolvimento em assaltos a bancos na região, a polícia tem traçado estratégias que visam dificultar a fuga dos criminosos que invadem agências bancárias durante a madrugada levando pânico e prejuízo. Além disso, ações preventivas – com apoio das prefeituras – também já foram tomadas, para coibir a ocorrência desse tipo de crime.
De acordo com o coronel Juniso Honorato Silva, comandante do 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-II), uma das medidas preventivas tomadas foi solicitar aios gestores de cidades vizinhas de pequeno porte (alvo preferencial dos assaltantes) para que não façam o pagamento dos servidores no mesmo dia, geralmente no início do mês, porque é nesse período que ocorre a maioria dos assaltos.
Neste sentido, segundo coronel Juniso, as prefeituras de Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins, que ficam no corredor da BR-222, já definiram que vão escalonar os dias de pagamento para que cada cidade receba um efetivo maior de policiais nos dias de pagamento.
Leia mais:Além dessas três cidades, o município de Eldorado do Carajás também já está alinhando com a Polícia Militar a definição da data de pagamento dos servidores, justamente para garantir reforço policial.
Mas não é só isso, o comandante do CPR-II explicou que a 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME) está montando uma estratégia que permita quebrar as rotas de fuga, para dificultar a ação dos criminosos.
Por outro lado, o delegado Thiago Carneiro, superintendente regional de Polícia Civil no sudeste do Pará, deixou claro que as investigações a respeito desses assaltos a bancos são o foco principal dele na região. “Essa situação é inaceitável”, resumiu o policial.
Ele também elencou várias ações investigativas que resultaram na prisão de acusados de envolvimento em quadrilhas de roubos a bancos . Inclusive, segundo o delegado Thiago, grande parte dos assaltantes já foi identificada e aos poucos os criminosos vão começar a cair. “Este ano essa história vai mudar”, assegura.
(Chagas Filho)
SAIBA MAIS
A entrevista do coronel Juniso e do delegado Thiago foi dada esta semana ao jornalista Patrick Roberto, durante gravações do programa Observadores, quer vai ao ar neste domingo (9), às 9h, na TV CORREIO (SBT), canal 26.