Correio de Carajás

Condenados, assassinos saem do Tribunal pela porta da frente

Na data de ontem (6), ocorreu no Fórum de Marabá o julgamento dos acusados de assassinar o ex-prefeito de Rio Maria, Agemiro Gomes da Silva, crime ocorrido em 9 de agosto de 2008, quando a vítima era candidato a reeleição. Ademar de Souza Lino e Velusiano Mendes de Abreu foram condenados. Mas ao final do julgamento ninguém ficou preso, pois juiz Alexandre Hiroshi Arakaki permitiu que os acusados recorressem em liberdade.

Após mais de 10 horas de julgamento o conselho de sentença por maioria, condenou Velusiano pelo crime de homicídio e associação criminosa, a uma pena de reclusão de 15 anos em regime fechado. Por sua vez, Ademar de Souza Lino foi condenado por homicídio e absolvido do crime de associação criminosa, pegando uma pena definitiva de 12 anos e seis meses em regime inicial fechado.

Os outros acusados de envolvimento no crime já foram absolvidos pelo Tribunal do júri, restando apenas os dois acusados de ontem. Vale destacar que o júri ocorreu na Cidade de Marabá porque o Tribunal de Justiça desaforou o julgamento. (Chagas Filho)

Leia mais: