Correio de Carajás

Polícia Militar intensifica ações de segurança

Operação fará incursões na Pioneira, Bairro Araguaia e Nova Marabá / Foto: Evangelista Rocha

MARABÁ

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o intuito de reduzir os índices de criminalidade – que estão aumentando – em Marabá, a Polícia Militar iniciou na noite desta quarta-feira (19), a Operação Carajás. O objetivo é realizar ações de barreiras, incursões e abordagem de veículos e pedestres, com o intuito de apreender drogas e armas, além de se fazer presente de maneira mais ostensiva na cidade.

As equipes policiais se reuniram, no final da tarde, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, localizado na Folha 16, no Núcleo da Nova Marabá.

No local, o coronel Benedito Tobias Sabbá Correa, que comanda o CPR II, deu as primeiras coordenadas sobre a operação para a equipe policial. De acordo com ele, foi feito um levantamento da mancha criminal de Marabá que constatou o aumento no número de criminalidade no município.

Leia mais:

“Definimos quatro bairros principais para trabalhar nessa operação. Vamos atuar na Velha Marabá, no Bairro Araguaia e em algumas Folhas. Essas informações são um pouco sensíveis, então vamos manter o sigilo dos locais exatos onde atuaremos”, informa o coronel, explicando que essa operação vai acontecer simultaneamente em Rondon do Pará e em Parauapebas.

Questionado sobre a durabilidade da ação, Sabbá informa que não tem nem dia nem horário para terminar. A intenção é que as ações se estendam até o final do mês. “Vamos fazer rondas ostensivas no intuito de incomodar a marginalidade, para que possamos verificar os resultados e fazer as comparações das estatísticas. A partir daí, começaremos uma rotina todos os dias pelos próximos meses para que possamos ter uma redução da criminalidade”.

Orla

O Jornal Correio perguntou ao coronel sobre a ausência do trailer da PM que ficava na Orla Sebastião Miranda e ele informou que infelizmente a polícia não tem mais aquele ponto fixo no local.

Segundo ele, é preciso reativá-lo já que é um ponto de observação e policiamento. “Infelizmente estamos com uma carência de efetivo, mas nos finais de semana o trailer vai voltar a funcionar. Não podemos esperar ficar daquele jeito – aglomeração de domingo (16) – para atuar”.

Sabbá explica que a polícia está em conversa com os demais órgãos de segurança do município para que possam trabalhar de uma maneira diferenciada.

Efetivo policial

Com uma defasagem de 30% do efetivo, a PM tem atuado de forma reduzida no policiamento. “Dividimos o 4º Batalhão para poder criar o 34º, então a gente teve uma perda muito grande. O 4º BMP é responsável pelos Núcleos Nova Marabá, Velha Marabá, Morada Nova e São Félix. Já o 34º é responsável apenas pela Cidade Nova”, explica.

Denúncias

A população de Marabá é o principal parceiro da PM, observa o comandante. “Toda vez que entram em contato com o 190 ou com o 181, que é o disque denúncia local, a informação chega de imediato para a gente. Peço que as pessoas acreditem no trabalho da polícia e denunciem”. (Ana Mangas)

Comentários

Mais

Possível suicídio em delegacia de Rondon é investigado

Possível suicídio em delegacia de Rondon é investigado

Entrou em investigação um possível suicídio acontecido dentro da Delegacia de Polícia Civil de Rondon do Pará na manhã deste…
Traficante usava filha na comercialização da droga

Traficante usava filha na comercialização da droga

Foi preso neste sábado (19) Elenildo Escardoa da Silva, acusado de tráfico de drogas e corrupção de menor, no bairro…
Marabá: Federal realiza flagrante de droga apreendido pela PRF

Marabá: Federal realiza flagrante de droga apreendido pela PRF

A Delegacia da Polícia Federal de Marabá/PA recebeu uma ocorrência policial apresentada pela PRF, tratando-se de um transporte de drogas…
Mulher sofre injúria racial e ameaça de morte

Mulher sofre injúria racial e ameaça de morte

Foi apresentado às autoridades de polícia: Cleiton Sousa dos Santos, de 34 anos, no bairro Tropical II, em Parauapebas. O…
Pai perde filho em acidente de moto

Pai perde filho em acidente de moto

Nesta sexta-feira (18) um acidente envolvendo uma moto e um carro com caçamba vitimou Jardson Carvalho Santos, de 18 anos,…
Divisão de Homicídios faz investigação em Altamira

Divisão de Homicídios faz investigação em Altamira

A conclusão do trabalho de perícia no cadáver de um homem encontrado enforcado com ferimentos nos pulsos e na região…