Correio de Carajás

Polícia Federal cumpre mandados em Ourilândia do Norte

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última terça-feira (16), em Ourilândia do Norte, dois mandados de busca e apreensão em imóveis pertencentes a um garimpeiro ilegal, identificado apenas pelas iniciais I.S.T., que atua na região sul do Pará. Os cumprimentos são frutos da operação ‘Caixa Dourada II’, deflagrada nesta manhã.

De acordo com as informações repassadas pela Polícia Federal, os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal e atendem a pedidos da PF, dentro de inquérito que investiga o caso. O garimpeiro é investigado por crimes ambientais, extração ilegal de minérios e posse de material explosivo.

A Polícia Federal cumpriu os mandados em imóveis de garimpeiro que vem sendo investigado

Segundo a Polícia federal, ele já havia sido preso em flagrante, no dia 17 de janeiro deste ano, pelos crimes de exploração de matéria-prima pertencente à União sem autorização, execução de lavra sem autorização e posse de artefato explosivo também sem autorização.

Leia mais:

Naquela ocasião, a prisão do garimpeiro ilegal ocorreu durante a Operação Caixa Dourada I, que desarticulou um garimpo de cobre que funcionava clandestinamente na zona rural do município de Ourilândia do Norte.

Desta vez, além da busca e apreensão nos endereços ligados ao garimpeiro, a operação da Polícia Federal teve também o objetivo de encontrar mais provas da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva.

A iniciativa se justifica porque, segundo a Polícia Federal, o garimpeiro em questão também é suspeito de dar vantagens indevidas a agentes públicos com o propósito de facilitar o fluxo do minério irregularmente extraído. (Dinho Santos/freelancer)

SAIBA MAIS

Na operação anterior, em janeiro, os policiais já tinham apreendido dois caminhões tipo caçamba; uma caminhonete Hilux; 129 bisnagas de explosivo; 100kg de nitrato de amônia, material usado para fazer explosivos; 7 sacos de cordéis para detonação; 3 motores de água; 3 compressores; 3 ventoinhas; 6 guindastes de elevação; 4 martelos de perfuração; 5 geradores de energia; celulares e outros objetos utilizados na atividade de mineração.