As obras da terceira ponte sobre o Rio Itacaiunas ainda nem começaram e a Prefeitura Municipal de Marabá já estuda a execução de uma quarta obra de ligação viária. Desta vez, ligando os bairros Amapá e Marabá Pioneira, passando pela Vila Canaã – a popular Vila do Rato.
A primeira ponte sobre o Rio Itacaiunas foi erguida no início da década de 1980. A segunda veio no pacote da duplicação da BR-230, entre o Fórum até o Km 6. A terceira está sendo preparada para licitação, enquanto a quarta está ainda no nascedouro, para iniciar os estudos.
E esta quarta ponte objetiva desafogar o trânsito que liga o Núcleo Cidade Nova à Nova Marabá. Por ela, segundo a nova proposta da Prefeitura Municipal, passarão apenas aqueles que desejam ir direto para a Velha Marabá, passando do Bairro Amapá com ligação direta com a Vila do Rato.
Leia mais:A Comissão Especial de Licitação da Prefeitura de Marabá publicou um edital para contratação de uma empresa para elaborar o projeto básico da nova ponte.
Em entrevista ao PORTAL CORREIO nesta segunda-feira, 26, o secretário de Obras do município, Fábio Moreira, disse que a ideia da quarta ponte já vinha sendo pensada desde o início do projeto da Orla do Amapá e do Mirante do Cabelo Seco.
“Vamos desafogar o trânsito que liga o Núcleo Cidade Nova. A obra vai melhorar a vida dos moradores dos dois bairros. O pessoal do Amapá, por exemplo, vai poder conseguir chegar com mais facilidade ao centro comercial da Velha Marabá”.
Com a elaboração do projeto básico, a prefeitura sabe que de uma forma ou de outra os moradores da Vila Canaã, popularmente conhecida como Vila do Rato, sofrerão impactos. “Só vamos ter a dimensão exata com o projeto feito. Aí vamos estudar as possibilidades da nova estrutura daquele ponto”, explica Fábio.
Através do projeto o Executivo, a PMM vai poder ter uma base de orçamento da construção da nova ponte e, assim, conseguir um convênio com o governo do Estado ou com a União.
Paralelamente a isso, os trâmites para construção da terceira ponte, que ligará os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, à altura da Folha 33, estão avançados.
Segundo Fábio, a parceria com o Governo do Estado é praticamente certa, sendo que cada um – prefeitura e governo – entrará com a metade do valor orçado.
“Se não conseguíssemos esse convênio com o Estado iríamos fazer um empréstimo, que inclusive foi aprovado pela Câmara Municipal de Marabá. Com a parceria quase fechada, vamos utilizar só parte desse valor que foi liberado”.
A ponte que ligará os bairros Filadélfia à Folha 33 tem previsão de licitação da empresa ainda este ano, para que no ano que vem as obras sejam iniciadas, segundo o secretário de Obras.
Morador do Bairro Amapá há pouco mais de 1 ano, Neoclan Gomes dos Santos, 54 anos, trabalha como pescador na localidade. Mesmo com o pouco tempo residindo às margens do Rio Itacaiunas, ele conhece bem os problemas enfrentados pela comunidade.
Com muitos conhecidos trabalhando no Núcleo Velha Marabá, Gomes acompanha de perto a dificuldade que algumas pessoas têm de ir para o trabalho, já que precisam utilizar as canoinhas para fazer a travessia entre os dois bairros.
“Tenho uma amiga que trabalha em uma loja do comércio. Todos os dias ela pega a canoinha para atravessar. Ela paga mensalmente o rapaz, que vai buscar e deixá-la”, conta o pescador.
Com a proposta da nova ponte interligando a Vila Canaã e o Amapá, o morador afirma que a obra só trará benefícios. “Acabaria com todo esse fluxo de canoas. Pra gente a ponte seria muito melhor. Iria beneficiar a população dos dois bairros”, avalia. (Ana Mangas e Evangelista Rocha)