Cuidados com pertences pessoais como bolsa e celular, assim como atenção com as motocicletas são medidas de segurança pessoal que podem evitar uma situação desagradável de assalto ou de furto neste final de ano. Quem alerta é o tenente Rodrigues, do 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM).
De acordo com o oficial PM, nesta época de Natal e Ano Novo, é importante que cada consumidor redobre o cuidado pessoal, especialmente quando estiver na área do comércio por conta dos oportunistas. “O cidadão tem que estar mais atento com seus pertences”, resume o tenente, acrescentando que a polícia estará nas ruas, como sempre, mas cada um precisa fazer sua parte.
No caso das motos, que são muito visadas pelos criminosos, que usam inclusive chave-mestra para praticar furtos, o militar orienta que os condutores precisam dar preferência a estacionar em locais bem movimentados e devem também utilizar travas, cadeados, alarme com sensor de presença e, se possível, pagar um seguro é a melhor maneira de se prevenir.
Leia mais:No tocante às aglomerações, que embora estejam proibidas, em muitos lugares elas vão ocorrer, mas o ideal é evitar, tanto pelo coronavírus quanto pelos meliantes, que são também um vírus para a sociedade.
Tenente Rodrigues alerta também que é preciso ter cuidados ao chegar e sair de casa. Segundo ele, quem está de carro ou de moto é preciso sempre estar de olho nos retrovisores, com atenção redobrada. Se desconfiar que está sendo seguido, deve-se fazer a volta no quarteirão e, se continuar sendo seguido, o melhor é se dirigir para um local bastante movimento e também acionar a polícia.
Apesar de dar todas essas dicas, o tenente reafirma que a PM não está descansando. Aliás, este período é considerado complicado, devido ao fato de que o trabalhador estará com mais dinheiro em mão, devido ao 13º salário, de modo que estará realizando compras, por isso a Polícia Militar está com reforço nas ruas. “Temos várias operações e um efetivo maior nas ruas, principalmente na área comercial”, explica, acrescentando que os policiais de folga e os do setor administrativo estão sendo deslocados aos finais de semana para servir a sociedade, por meio da Operação “Esvazia Quartel”. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)