Correio de Carajás

Plano Diretor: Mobilidade urbana no Centro das discussões

Durante o evento, houve aprovação do planejamento para a cidade de Marabá, além da votação do novo comitê de conselheiros/ Fotos: Evangelista Rocha
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Nacelio Madeiro, durante a VII Conferência do Plano Participativo, realizada nas últimas quinta (29) e sexta (30), cobrou atenção urgente às questões relacionadas à acessibilidade no transporte público. Durante o evento, houve aprovação do planejamento para a cidade de Marabá, além da votação do novo comitê de conselheiros.

Ao Jornal Correio, Nacelio afirmou haver falta de atenção do Ministério Público do Estado do Pará com a falta de acessibilidade em equipamentos públicos, espaços culturais e no transporte público, este último considerado por ele um problema ainda mais grave. “São poucos ônibus e os poucos que tem estão com problemas no elevador para os usuários de cadeira de roda. Ainda tem a falta de atenção e cuidado para com as pessoas com deficiência ao entrarem no ônibus”, explicou.

Nacelio reclamou que o local escolhido para receber o futuro terminal de integração não tem acessibilidade

O transporte coletivo urbano não deixa a desejar apenas por falta de acessibilidade e há reclamações, ainda, acerca de longas esperas diárias em paradas de ônibus. Uma das alternativas é a criação de um projeto para construção de um terminal integrado, ainda não aprovado.

Leia mais:

Em entrevista ao Correio sobre o assunto, o secretário municipal de planejamento e urbanismo, Karam El Hajjar, explicou que o futuro terminal deverá abranger todas as rotas de ônibus, iniciando e terminando as viagens no mesmo ponto, com pagamento único de passagem. Ou seja, o passageiro vai trocar de ônibus dentro do terminal, o que deverá encurtar a viagem, pois o prazo de espera nas paradas de ônibus deverá ser menor.

O espaço escolhido está situado na Avenida Verdes Mares, na Nova Marabá, entre as Folhas 22 e 23. Porém, durante reunião na Câmara Municipal de Vereadores, a CMDPD pediu a mudança do endereço, alegando que o local não é acessível para pessoas com deficiências.

Além de apontar a escassez do transporte, a CMDPD também solicitou gratuidade para estudantes, idosos e pessoas com deficiência em táxi-lotação, desejo que já vem se alastrando há muito junto ao Ministério Público (MPPA), mas até agora não realizado.

AÇÃO

O CMDPD aproveitou o espaço da conferência para informar que realizará a Primeira Ação Cidadania e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. O evento vai ocorrer nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, no Centro de Convenções Carajás.

O objetivo da ação é oferecer serviços e atendimentos exclusivamente para pessoas com deficiência, dentre eles, a emissão de passe livre municipal e estadual, emissão do cartão SUS, CadÚnico, atendimento médico (Clínico Geral, Neurologista e Pediatria). Além disso, serão ofertados atendimentos de fisioterapia, encaminhamentos e orientações jurídicas. Por fim, serão desenvolvidos momentos recreativos.

O evento ocorrerá a partir das 8 horas e segue até 17 horas. O Centro de Convenções foi o espaço escolhido pelo fácil acesso e estrutura que possibilita acessibilidade para pessoas com deficiência. Esta ação também pretende atender aos municípios vizinhos e conta com apoio público e social.

Durante a convenção, Nacelio Madeiro chamou a atenção dos organizadores do evento em mesa redonda quanto à falta de convite oficial para a instituição, que acompanha o desenvolvimento da cidade quanto à necessidade de acessibilidade das pessoas com deficiência. (Renata Evangelista)

Comentários

Mais

Produtores celebram safra e doam melancias à merenda escolar

Produtores celebram safra e doam melancias à merenda escolar

A Associação de Hortifrutigranjeiros, Pescadores e Ribeirinhos de Marabá, localizada na comunidade Boa Esperança, distante 15 quilômetros, próximo à região…
MEC autoriza escolas a usarem verbas do PDDE para aulas presenciais

MEC autoriza escolas a usarem verbas do PDDE para aulas presenciais

Uma resolução do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União de hoje (17) autoriza os gestores das escolas públicas de educação básica…
Fiocruz avalia efetividade da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer

Fiocruz avalia efetividade da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com dados colhidos entre 17 de janeiro e 19 de julho reforçou que…
Covid-19: número de casos e óbitos tem maior queda em 2021

Covid-19: número de casos e óbitos tem maior queda em 2021

O Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (17), indica que a taxa de ocupação de…
Caminhão pega fogo em pátio de posto de combustível na Nova Marabá

Caminhão pega fogo em pátio de posto de combustível na Nova Marabá

Um caminhão pegou fogo no pátio de um posto de combustível localizado na Rodovia Transamazônica, no núcleo urbano da Nova…
UFPA abre inscrições para cursos de graduação à distância

UFPA abre inscrições para cursos de graduação à distância

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu inscrições para preencher vagas remanescentes nos cursos de graduação na modalidade de educação…