Correio de Carajás

Plano Diretor: Mobilidade urbana no Centro das discussões

Durante o evento, houve aprovação do planejamento para a cidade de Marabá, além da votação do novo comitê de conselheiros/ Fotos: Evangelista Rocha
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Nacelio Madeiro, durante a VII Conferência do Plano Participativo, realizada nas últimas quinta (29) e sexta (30), cobrou atenção urgente às questões relacionadas à acessibilidade no transporte público. Durante o evento, houve aprovação do planejamento para a cidade de Marabá, além da votação do novo comitê de conselheiros.

Ao Jornal Correio, Nacelio afirmou haver falta de atenção do Ministério Público do Estado do Pará com a falta de acessibilidade em equipamentos públicos, espaços culturais e no transporte público, este último considerado por ele um problema ainda mais grave. “São poucos ônibus e os poucos que tem estão com problemas no elevador para os usuários de cadeira de roda. Ainda tem a falta de atenção e cuidado para com as pessoas com deficiência ao entrarem no ônibus”, explicou.

Nacelio reclamou que o local escolhido para receber o futuro terminal de integração não tem acessibilidade

O transporte coletivo urbano não deixa a desejar apenas por falta de acessibilidade e há reclamações, ainda, acerca de longas esperas diárias em paradas de ônibus. Uma das alternativas é a criação de um projeto para construção de um terminal integrado, ainda não aprovado.

Leia mais:

Em entrevista ao Correio sobre o assunto, o secretário municipal de planejamento e urbanismo, Karam El Hajjar, explicou que o futuro terminal deverá abranger todas as rotas de ônibus, iniciando e terminando as viagens no mesmo ponto, com pagamento único de passagem. Ou seja, o passageiro vai trocar de ônibus dentro do terminal, o que deverá encurtar a viagem, pois o prazo de espera nas paradas de ônibus deverá ser menor.

O espaço escolhido está situado na Avenida Verdes Mares, na Nova Marabá, entre as Folhas 22 e 23. Porém, durante reunião na Câmara Municipal de Vereadores, a CMDPD pediu a mudança do endereço, alegando que o local não é acessível para pessoas com deficiências.

Além de apontar a escassez do transporte, a CMDPD também solicitou gratuidade para estudantes, idosos e pessoas com deficiência em táxi-lotação, desejo que já vem se alastrando há muito junto ao Ministério Público (MPPA), mas até agora não realizado.

AÇÃO

O CMDPD aproveitou o espaço da conferência para informar que realizará a Primeira Ação Cidadania e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. O evento vai ocorrer nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, no Centro de Convenções Carajás.

O objetivo da ação é oferecer serviços e atendimentos exclusivamente para pessoas com deficiência, dentre eles, a emissão de passe livre municipal e estadual, emissão do cartão SUS, CadÚnico, atendimento médico (Clínico Geral, Neurologista e Pediatria). Além disso, serão ofertados atendimentos de fisioterapia, encaminhamentos e orientações jurídicas. Por fim, serão desenvolvidos momentos recreativos.

O evento ocorrerá a partir das 8 horas e segue até 17 horas. O Centro de Convenções foi o espaço escolhido pelo fácil acesso e estrutura que possibilita acessibilidade para pessoas com deficiência. Esta ação também pretende atender aos municípios vizinhos e conta com apoio público e social.

Durante a convenção, Nacelio Madeiro chamou a atenção dos organizadores do evento em mesa redonda quanto à falta de convite oficial para a instituição, que acompanha o desenvolvimento da cidade quanto à necessidade de acessibilidade das pessoas com deficiência. (Renata Evangelista)

Comentários

Mais

Marabá: Salário mínimo começa a ser pago a famílias atingidas pela enchente

Marabá: Salário mínimo começa a ser pago a famílias atingidas pela enchente

Entre as várias iniciativas do governo do Estado para apoiar as famílias atingidas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas,…
Saúde antecipa entrega de terceiro lote de vacinas pediátricas

Saúde antecipa entrega de terceiro lote de vacinas pediátricas

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (17) que antecipou a data da chegada do terceiro lote das vacinas pediátricas.…
Pará registra 17.249 mortes por Covid-19 e 634.200 casos

Pará registra 17.249 mortes por Covid-19 e 634.200 casos

O Pará contabiliza 17.249 mortes e 634.200 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo os dados divulgados no…
Multidão na orla para curtir enchente preocupa autoridades

Multidão na orla para curtir enchente preocupa autoridades

A via do bambuzal engarrafada, a Avenida Antônio Maia lotada de veículos de um lado e do outro. As transversais,…
Covid: Saúde começa a distribuir 2ª remessa de vacinas para crianças

Covid: Saúde começa a distribuir 2ª remessa de vacinas para crianças

O Ministério da Saúde começou a distribuir a segunda remessa de vacinas contra a covid-19 voltadas para crianças. O lote…
Projeto cicloviário para Marabá nasce na Unifesspa

Projeto cicloviário para Marabá nasce na Unifesspa

A turma de engenharia civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) desenvolveu projetos cicloviários para a…