Correio de Carajás

PF faz balanço e contabiliza 300 mil toneladas de manganês apreendidas em 2020

Um dos focos da Polícia Federal em Marabá e região no ano de 2020 foi a atividade minerária ilegal e os resultados foram considerados expressivos: mais de 300 mil toneladas de manganês apreendidos durante o ano, o equivalente a R$ 300 milhões aproximadamente.

As informações foram repassadas pelo delegado federal Marcelo Guimarães Mascarenhas, titular da PF em Marabá. Segundo ele, também foram apreendidas dezenas de caminhões que faziam o transporte da carga ilegal. Além disso, houve também prisões preventivas e em flagrante.

Fazendo um balanço das operações realizadas em 2020, o delegado também comentou sobre o combate aos desvios de recursos públicos, com realização de prisões e desbaratamento de quadrilhas que atuavam fraudando licitações envolvendo recursos públicos federais, notadamente da saúde.

Leia mais:

Embora o ano tenha acabado e o processo eleitoral obviamente também, o delegado deixou claro que há investigações em andamento em relação a crimes eleitorais, como compra de votos, inclusive com dinheiro público e os resultados dessas investigações devem sair em breve.

Mascarenhas falou ainda sobre os ataques a caminhões dos Correios, que diminuíram no ano que se findou. Segundo o delegado, a identificação de uma dessas quadrilhas fez diminuir os ataques. Mas, igualmente à questão dos crimes eleitorais, as investigações sobre esse tipo de crime continuam e o objetivo é identificar e responsabilizar os receptadores, que fomentam esse tipo de crime.

Delegado Marcelo Mascarenhas confirma que há muitas investigações em curso

Também estão em curso investigações sobre o desvio do auxílio emergencial (referente à pandemia do coronavírus), pois inúmeras fraudes foram registradas. Por isso, a PF está atuando no sentido de reaver o recurso liberado indevidamente.

O delegado chama atenção para o fato de que os acusados de receber o auxílio indevidamente, caso decidam espontaneamente devolver os recursos, podem ter sua pena diminuída, conforme previsão legal.

Para dar conta de todo esse volume de ações, dentro de uma região grande e complexa, como é o sudeste do Pará, a PF em Marabá conta hoje com cinco delegados, além de agentes (cujo número a Federal não informa). Mas, além de pessoal, a PF tem um aliado importante: a tecnologia.

Segundo Marcelo Mascarenhas, a Polícia Federal, ao longo dos tempos, vem melhorando seu aparelhamento, isso se reflete no aumento das prisões e das apreensões, aliado a isso está o apoio do Ministério Público Federal e também do Poder Judiciário. (Chagas Filho com informações de Josseli Carvalho)