Uma operação deflagrada pela Polícia Federal na madrugada de hoje (7) resultou na prisão em flagrante de sete pessoas que conduziam oito caminhões carregados com aproximadamente 500 toneladas de manganês, que estava sendo transportado sem autorização legal. Todos os veículos foram apreendidos e ainda de acordo com a PF, um dos motoristas foi preso por dirigir alcoolizado.
Denominada Rota do Minério, a operação foi realizada com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de extração ilegal de minério na região entre Marabá e Itupiranga.
Segundo as investigações, a região sudeste do Pará possui um histórico de garimpo ilegal, prática criminosa que é combatida pela delegacia da PF em Marabá. A suspeita é que a carga de manganês apreendida seria levada para o porto de Barcarena, na região nordeste do estado, de onde seria exportada.
Leia mais:O transporte ilegal de manganês é crime previsto pela lei 8.176/1991, a qual determina até cinco anos de prisão. Já o motorista que foi preso por dirigir alcoolizado, também será autuado conforme a lei 9.503/1997, a qual prevê até três anos de detenção.
O Correio de Carajás segue acompanhando os desdobramentos da operação e deve trazer outras informações após a coletiva de imprensa, marcada para às 10:30 desta manhã de sexta-feira na delegacia da PF em Marabá. (Fabiane Barbosa, com informações da Ascom/PF)