Correio de Carajás

Pedral do Lourenção é cenário para livro de ficção

O aclamado e premiado escritor paraense Salomão Larêdo promoveu nesta sexta-feira, dia 30 de julho, o lançamento da sua nova obra, “Pedral, Canal do Inferno”, pela editora Empíreo, em Belém. Trata-se de um romance ficcional de 228 páginas, que tem como cenário o famoso Pedral do Lourenção, região de corredeiras no Rio Tocantins.

Segundo Larêdo, “os personagens se desdobram em muitos cenários inspirados nos rumos do Pedral do Lourenção, área de Itupiranga/Marabá, sudeste do Pará, região utilizada pelas guerrilhas na época da ditadura militar e que o autor mostra personagens fazendo descobertas e se abismando com os acontecimentos. Nessa área, o governo federal há muitos anos pretende derrocar para funcionar a hidrovia Araguaia-Tocantins visando escoar, pelo lindíssimo Rio Tocantins – o mais bonito do mundo – a produção e riqueza Amazônia”.

“A ideia para este romance eu tive lendo o livro de ‘Belém a S. João do Araguaia’, escrito pelo engenheiro cametaense Ignácio Moura”, disse. A narrativa, segundo Larêdo, se desenvolve em torno do Pedral do Lourenção, revela o escritor.

Leia mais:

Larêdo relata que, por ter nascido na vila do Carmo cametaense, à beira do rio Tocantins, a cultura e o imaginário amazônico influenciam totalmente sua literatura. “Ela é a personagem principal das personagens do meu labor literário. Eu procuro me valer das mitologias pessoais, da mitologia grega e das mitologias amazônicas para fazer esse entendimento ser cada vez melhor na literatura que eu faço”, explica.

O escritor Salomão Laredo destaca ser de Cametá, cidade à margem do rio

SAIBA MAIS

Salomão Larêdo é advogado, jornalista e professor, mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele é paraense da Vila do Carmo, em Cametá. Escritor influente, um dos nomes mais importantes da cultura amazônica contemporânea com intensa atividade literária e de trabalho pela democratização de acesso aos bens culturais, à promoção do livro e da adoção de bibliotecas, fomentando a leitura e incentivando nova geração de leitores críticos.

De suas obras, entre romances, contos, poemas, memórias e autoficção, imanam, naturalmente, o imaginário amazônico. Ao lado de outros 46 autores do Brasil, o escritor Salomão Larêdo é o único paraense a integrar o Dictionary of Literary Biography Style Manual no ano de 2019. O trabalho é uma publicação da editora norte-americana Bruccoli Clark Layman Book, que contrata professores de diversas universidades do mundo para escrever sobre escritores proeminentes de todos os tempos.

Serviço: O livro é comercializado exclusivamente pela Livraria Fox, de Belém, que tem como contato o Whatsapp: (91) 98438-6360 e e-mail: [email protected]. O exemplar está em promoção de lançamento até o dia 1º de agosto ao valor de R$ 50. (Da Redação)