Correio de Carajás

Parauapebas: Testes Moleculares já testou 16 mil pessoas e quer atingir 50% da população

A Testes Moleculares, empresa de Biomedicina e Tecnologia, já testou 16 mil pessoas para covid-19 no município de Parauapebas, no sudeste do Pará, no maior programa de testagem em massa para a doença no País realizado pelo método PCR, considerado o mais eficaz e recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Também é o maior programa aplicado em um único município.

A ação é realizada em parceria com a Prefeitura e com apoio da iniciativa privada. A partir dos diagnósticos já obtidos, a Prefeitura de Parauapebas já está conseguindo trabalhar com uma estratégia eficaz de isolamento, para conseguir controlar a disseminação da doença no município. O objetivo é testar 50% da população local, com o método de testagem de maior eficácia, incluindo as amostras coletadas nos hospitais públicos e UBS da cidade.

“O programa de testes em Parauapebas demonstra que o Brasil tem condições de fazer testes em massa, e pelo método PCR, o único capaz de dar diagnósticos precisos sobre a situação atual, quando aplicado corretamente – se a pessoa está ou não com a doença naquele momento”, afirma Gabriel Rodrigues, CEO da Testes Moleculares, ao destacar que ter um diagnóstico em massa, e de alta qualidade sobre o nível de contaminação, é fundamental para que as autoridades sanitárias de cada município possam atuar rapidamente e até erradicar o vírus localmente.

Leia mais:

O método PCR é o único indicado pelas instituições nacionais e internacionais de saúde para controle da epidemia na fase aguda, por detectar a presença do vírus SARS-CoV-2 já a partir do primeiro dia de contágio, mesmo em casos assintomáticos, dependendo da carga viral, sem o risco de falsos negativos e positivos.

O protocolo de testagem em massa da Testes Moleculares foi desenhado para oferecer uma solução completa aos clientes. “Nós somos responsáveis por toda a cadeia – entregamos toda a estrutura, incluindo área de coleta, laboratório para análise e geração de resultado, drive-thru, equipe de mais de 100 pessoas por projeto, além de uma plataforma virtual com website e aplicativo para que as pessoas possam fazer o agendamento e depois conferir o resultado”, explica Rodrigues. “Tudo isso é modular, por isso conseguimos chegar a qualquer lugar do Brasil, a exemplo de Parauapebas, uma cidade remota do Pará.”

A solução da Testes Moleculares inclui ainda equipamentos e insumos adquiridos junto aos melhores fornecedores mundiais, e tecnologia de ponta, com testes automatizados, robotizados e gerenciados por Inteligência Artificial.

O processo de cadastramento e o acesso aos resultados dos exames pelos pacientes é 100% virtual (pelo site e aplicativo), para evitar ao máximo as aglomerações e garantir a segurança de todos os envolvidos, e o teste é feito por meio do modelo drive-thru, contando com a orientação de uma equipe de atendentes, produtores, enfermeiros e biomédicos, para garantir segurança tanto para quem vai de carro, moto ou a pé.

O CEO da Testes Moleculares ressalta que o objetivo da Testes Moleculares é democratizar o teste molecular da COVID-19 como prevenção de futuro, oferecendo o preço mais competitivo de PCR do mercado, mas lembra que é preciso o apoio da iniciativa privada para viabilizar a testagem em larga escala no Brasil. “A iniciativa privada tem um papel fundamental a exercer neste momento, pois só com o seu apoio o País conseguirá fazer esse diagnóstico em massa para promover um controle epidemiológico”, completa Rodrigues.

A Testes Moleculares é uma empresa de biomedicina, com perfil científico e que busca a fusão entre Saúde e Tecnologia. É a única empresa hoje com capacidade para realizar testes PCR em massa, em qualquer localidade do País, com precisão de quase 100% nos resultados e entrega no mesmo dia. Conta com um time de dezenas especialistas da área de saúde como biologia molecular, saúde pública, infectologia, dirigidos pela Dra. Alexandra Reis com o apoio do biomédico Dr. David Falango, especialista em Microbiologia e Mestre em Gestão de Organizações de Saúde pela FMRP-USP, diretor do Laboratório Central de Patologia Clínica do HCFMRP-USP e que atuou, por seis anos, como o biologista encarregado do Laboratório de Sorologia do HCFMRP-USP.

A Testes Moleculares tem 10 anos de atuação na área de Biomedicina, e foi incorporada pelo grupo ETG – multinacional especializada em Tecnologia e Soluções de produção, com mais de 15 anos de experiência no mercado nacional e internacional. É presidida por Gabriel Rodrigues, empreendedor especializado em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, e também fundador do Grupo ETG. (Divulgação/Ascom)