Já está vigorando a lei que garante aumento de mais 30% no adicional de risco de morte aos agentes de trânsito de Parauapebas. A nova lei, aprovada no ano passado pela Câmara Municipal, foi sancionada na terça-feira, 21, pelo prefeito Darci Lermen (MDB).
O valor, que era de 50%, com o aumento passa para 80%. O valor será calculado com base no piso salarial da categoria. “Nós entendemos que era necessário fazer isso. Assim, em parceria com a Câmara de Vereadores conseguimos esse resultado. Equiparamos o salário dos agentes de trânsito aos dos servidores do Estado”, exemplificou Darci.
Para os agentes, que acompanharam a sanção da lei, o aumento valoriza o servidor e isso reflete diretamente no atendimento à população. “Ajudando nossa família, a gente chega ao trabalho mais animada, mais feliz e isso reflete no atendimento à sociedade. Só temos a agradecer a Prefeitura pela valorização”, comemorou a agente de trânsito Narjara Brandão, que está há 14 anos na corporação.
Leia mais:O DMTT conta atualmente com 76 agentes de trânsito efetivos. De acordo com o diretor do órgão, João Monteiro, a valorização do servidor demonstra que a gestão entende a importância do trabalho dos agentes de trânsito na mobilidade urbana e na preservação da vida.
“Agora vamos ganhar mais 30% no risco de morte e só temos a agradecer. Vamos retribuir com muito trabalho e dedicação na rua para reduzir os números de acidentes de trânsito”, ressaltou Monteiro.
Além do aumento no adicional, os agentes do DMTT também irão ganhar casa nova. O prédio do órgão está em reformas e a previsão é que seja inaugurado nas comemorações do aniversário de Parauapebas, em maio. O município também vai adquirir 16 motocicletas ainda nesse semestre para ampliar a frota da corporação. (Tina Santos – com informações da Ascom PMP)