• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Parauapebas registra três incêndios criminosos em um dia

por Redação
25/06/2020
em Polícia
Parauapebas registra três incêndios criminosos em um dia

Incêndio no Morro dos Ventos alcançou grandes proporções

41
Visualizações

Vídeos gravados e compartilhados por moradores do Bairro Jardim Canadá, em Parauapebas, mostram as chamas que incendiaram uma área de mata no Morro dos Ventos, no final da tarde da terça-feira (23). A queimada teve grandes proporções e as chamas eram vistas de longe. Este, entretanto, foi apenas um dos três focos de incêndio que o Corpo de Bombeiros precisou apagar na data.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, Hugo Cardoso, informou nesta quarta-feira (24), ao Correio de Carajás, que as equipes foram acionadas para controlar três incêndios que ocorreram de forma simultânea na terça-feira, todos com características criminosas, possivelmente ateados por alguém.   

Na VS-10, o incêndio atingiu duas casas e uma delas, de madeira, teve perda total. No Cidade Jardim foi registrado o terceiro ponto de queimada e os bombeiros foram acionados por moradores, que temiam que o fogo atingisse alguma casa da região. 

Segundo o comandante, nas últimas duas semanas os focos de incêndio começaram a intensificar e são registrados, no mínimo, um por dia. O pico de queimadas, entretanto, está previsto para os meses de julho a setembro. Até o dia 15 de julho, os Bombeiros devem ganhar reforços no combate às queimadas, com uma equipe que está sendo treinada.

A prática é um crime ambiental previsto na Lei 9.605/98. “Queimadas e coronavírus, uma combinação que pode matar” é o tema da campanha da Prefeitura de Parauapebas, com o objetivo de conscientizar a população da gravidade das queimadas. 

De acordo com especialistas, além do dano ambiental, a fumaça proveniente dos incêndios prejudica a saúde da população, especialmente crianças e idosos.

A lista de problemas provocados pelas queimadas é extensa. Os mais leves são tosse seca, dor e ardência na garganta, dificuldade para respirar, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos, cansaço e dor de cabeça.

A fumaça também agrava doenças respiratórias prévias, como asma, bronquite e rinite. O médico Fernando Silva alerta para os perigos, pois ao afetar o sistema respiratório, as partículas presentes na fumaça podem piorar o quadro de pacientes com a Covid-19, levando a complicações mais sérias.

Para amenizar os efeitos das queimadas na saúde, são necessários alguns cuidados, como evitar a proximidade com incêndios, beber bastante água e manter os ambientes umidificados, com o uso de vaporizadores, bacias com água ou toalhas molhadas. (Theíza Cristhine, Núbia Mara e Adersen Arantes)

Comentários
Matéria anterior

Mãe é presa por abandonar seus três filhos sozinhos trancados em casa no Tiradentes

Próxima matéria

CRÔNICA OURIÇO CHEIO – Mania de guardar trecos e a doce memória afetiva

RelacionadaMatérias

Corpo de idoso que caiu da ponte sobre Rio Itacaiunas é encontrado
Destaques

Corpo de idoso que caiu da ponte sobre Rio Itacaiunas é encontrado

23/01/2021
4.7k
Foto Ilustrativa
Destaques

Ossada humana é encontrada próximo a assentamento em Bom Jesus

23/01/2021
406
O imenso cortejo chegou a causar lentidão e até a paralisação do trânsito ao longo do trajeto / Foto: Drone Correio
Destaques

Valentina é sepultada com cortejo de quase 200 veículos; Família pede justiça

23/01/2021
3.1k
Próxima matéria
CRÔNICA OURIÇO CHEIO: Faltaram bromélias no túmulo da minha tia-avó

CRÔNICA OURIÇO CHEIO - Mania de guardar trecos e a doce memória afetiva

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019