A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou na sessão de ontem, terça-feira, 17, o Projeto de Lei n° 87/2019, de autoria do vereador Horácio Martins, que estabelece a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos” no município. O objetivo é estimular as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes, bem como sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.
Pelo projeto, a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos será no final de setembro, com o dia D no dia 27. A iniciativa visa promover a orientação da sociedade através da realização de palestras educativas, simpósios, divulgação na mídia, boletins informativos e outras formas de publicidade, no sentido de incentivar a doação de órgãos.
Na programação da semana deve ser incluída ainda atividades recreativas junto às entidades, associações e hospitais, para divulgar os benefícios resultantes da doação de órgãos ou realização de transplante. Com a aprovação da matéria, o Poder Executivo fica autorizado a incluir a data no calendário oficial do município e organizar as atividades a serem desenvolvidas durante a semana, que será realizada anualmente.
Leia mais:Na avaliação do vereador Horácio Martins (PSD), a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos vai incentivar pessoas a doarem órgãos e proporcionar a oportunidade de diversas pessoas salvarem as suas vidas. “Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade. Quando um transplante é bem-sucedido, uma vida é salva e com ele resgata-se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado”, destacou Martins. (Tina Santos)