O Parauapebas FC perdeu para o Caeté pelo placar de 1 a 0 na decisão da segunda vaga na final do Campeonato Paraense Série B e deu adeus ao sonho de disputar a primeira divisão estadual em 2022.
O jogo, disputado no Rosenão, na Capital do Minério, começou morno com os times conseguindo poucas chances no primeiro tempo, apesar do time visitante ter colocado uma bola na trave, mas esta foi a única grande chance na primeira etapa.
No segundo tempo, as coisas pareciam se desenhar para a classificação do Gigante de Aço: em lance perigoso, Tiago Recife foi derrubado na área – pênalti para o PFC. O centroavante sofreu e bateu a cobrança, de cavadinha, mas carimbou o travessão do goleiro Artur; a defesa do Caeté afastou o perigo logo depois.
Leia mais:O jargão “quem não faz, leva” se fez valer aos 29 minutos, quando um escanteio foi alçado na área do PFC; o zagueiro Martony desviou, a bola resvalou na defesa do Parauapebas e enganou o goleiro Dejair. O Caeté havia inaugurado o placar, dando sinais de que um drama se passaria pelos minutos finais da partida.
O Parauapebas se lançou ao ataque e até chegou com perigo em algumas ocasiões, sendo também ameaçado por conta da falta de organização na defesa, fruto da busca ofensiva pelo empate. Mesmo com cinco minutos de acréscimo, os comandados do técnico Luis Carlos Cruz não chegaram ao gol, e ao fim da partida estava decretada a eliminação do PFC.
Sem o acesso, o Parauapebas completará em 2022 quatro anos longe da elite do futebol estadual, após ter sido o melhor time da fase de grupos da Segundinha em 2021. Caeté e Amazônia Independente, por outro lado, sobem para a Série A e disputarão o título da competição nos próximos dias em partidas de ida e volta. (Juliano Corrêa)