Correio de Carajás

Parauapebas: Médicos fundam associação e realizam primeira ação social

Médicos atuantes na região de Carajás se uniram e fundaram a Associação Médica Carajás (AMC) em solenidade realizada na sede da Subseção Parauapebas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na última quarta-feira (28). A associação, criada para fortalecer os profissionais que atuam na região, já vai realizar sua primeira ação social agora na Feira Agropecuária de Parauapebas (FAP).

Ao todo, vinte médicos irão atender à comunidade, sem custos, durante a FAP Cidadania, que acontece no próximo domingo, 8. A associação também já elegeu sua primeira diretoria, que assume o cargo prometendo unir e defender a categoria, bem como representar os médicos de toda região de Carajás em questões que afetam a classe.

Na Assembleia Geral da AMC, o médico Maryel Vieira Mendes foi eleito presidente da entidade para o biênio 2020/2021, numa eleição transcorrida em chapa única. Além do presidente, a diretoria eleita foi composta pelos médicos Makxon Denys Feitosa de Sousa, como vice-presidente; Yala Cristina Davila Quintão, como secretária; Débora Leão Bernardino, segunda secretária; Kharithy Marccelle Pinheiro de Sousa Saito, tesoureira; Junio Cesio de Almeida Marques; segundo tesoureiro; Rodrigo Tercas Marque; diretor científico; Grazielle Alves Correia Silva, diretora social e de comunicação; e Tassylane Brito de Oliveira, como segunda diretora social e de comunicação.

Leia mais:
Médicos criam associação e elegem primeira diretoria

Foram eleitos também Augusto Espindola Dias da Silva, Márcio Moreira e Carla Augusta Wernek para o Conselho Fiscal, seguidos dos seus suplentes Ana Paula Pacheco Lamego e Lourimar Bastos. Segundo os médicos, a motivação em se organizar para fundar a AMC veio da necessidade de preencher uma lacuna por conta da falta de representatividade da classe em Parauapebas e região.

Eles pretendem, segundo o presidente Maryel Mendes, promover defesa geral da categoria e buscar valorização profissional, além de realizar eventos científicos voltados para atualização médica; realizar atividades sociais com atendimento médico à população carente; promover campanhas voltadas à educação em saúde pública, dentre outras atividades. “Realizamos muitas reuniões e debatemos profundamente as demandas dos médicos da região antes de chegar a esta assembleia, portanto o nascimento da Associação Médica de Carajás é um motivo de comemoração para a classe, pois teremos unidade e personalidade jurídica para representar os profissionais”, destacou Maryel Mendes, acrescentando que uma associação médica não existe apenas em prol do médico, mas também da comunidade.

“Exemplo disso é a nossa participação em atividade da FAP Cidadania, onde vinte médicos realizarão atendimento à população, sem custos, graças a uma parceria entre a organização da FAP e a AMC”, pontuou.

A diretora social da AMC, Grazielle Alves Correia Silva, ressaltou que será a primeira vez em que a FAP Cidadania contará com participação de especialistas de oito áreas da medicina, além da clínica médica, incluindo pediatria, psiquiatria, dermatologia, ginecologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia e oftalmologia. (Tina Santos – com informações de Deicharles Damascena)