Atualização 2 de outubro de 2019 por Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa), através da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Doenças Crônicas (DCNT), lança nesta sexta-feira, 4, a Campanha Outubro Rosa 2019, de combate e prevenção ao câncer de mama. A solenidade começa a partir das 8 horas, na Unidade Básica de Saúde do Bairro dos Minérios.
Este ano, a campanha tem como tema “Lembrar de cuidar de mim. A prevenção do câncer de mama é o ano todo”. O objetivo da campanha é ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Leia mais:
De acordo com a Semsa, durante o mês de outubro serão realizadas diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural, como palestras, consultas médicas, orientações sobre o autoexame, testagem rápida para sífilis, HIV e Hepatite C, exames de PCCU, entre outras ações.
Na abertura da campanha, na unidade dos Minérios, serão realizados testes rápidos, consultas médicas, emissão do cartão Bolsa Família, atualização do Cartão SUS, consultas com psicólogo e nutricionistas e atualização de vacinas. A ação de saúde será de 8h às 14 horas.
Do dia 9 ao dia 14, haverá orientação nas unidades de saúde sobre o autoexame de mama e realização de exame de mamografia. As atividades serão sempre de 8h às 12 horas e 14h às 18 horas.
No dia 7, a partir das 8 horas, acontecerá uma atividade especial para os pacientes da Policlínica. Será ofertado um café da manhã, realizado palestras e entrega dos laços rosas, símbolo da campanha. Também haverá o dia beleza, doação de lenços e roda de conversa.
Dando sequência à vasta programação, no dia 10, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Brasil Novo, as mulheres terão atendimento especial, com consultas médicas, designer de sobrancelhas, limpeza de pele e realização de testes rápidos. A programação começa às 7 horas e segue até às 13 horas.
Também durante a campanha, que segue até o dia 31 deste mês, será feito o encaminhamento de mulheres de 50 a 69 anos para exame de mamografia de rastreamento; de mulheres com menos de 50 anos para realização de mamografia para diagnóstico; e de mulheres com menos de 35 anos com risco eminente para a doença, para fazer o exame.
Na zona rural, a programação começa sexta e segue o dia 31 nas vilas Palmares II, Palmares I, Paulo Fonteles e Cedere I. A programação na zona rural inclui orientações sobre o autoexame e exame de mamografia.
A campanha encerra no dia 31, com uma solenidade na Unidade Básica de Saúde do Bairro Liberdade II, quando acontece o lançamento da Campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. (Tina Santos)
