Correio de Carajás

Parauapebas: Isolamento social reduz assaltos e aumenta furtos na cidade

Major diz que aumentou arrombamento com isolamento social / Foto: Ronaldo Modesto

O isolamento social por conta das medidas preventivas contra o Cornavírus reduziu o índice de assaltos, mas aumentou os delitos de furto por arrombamentos a comércios e residências em Parauapebas. A informação é do comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, major Gledson dos Santos.

Segundo o comandante, desde o início das medidas preventivas contra a pandemia na cidade, incrementadas pelos decretos estaduais e municipais, que estabeleceram, entre outras coisas, o isolamento social e fechamento de vários setores do comércio, os crimes na modalidade de assalto caíram. “Sem as pessoas, potenciais vítimas dos meliantes, circulando nas ruas, assim como comércios fechados, os assaltos reduziram”, frisa o comandante.

Ele, no entanto, destaca que os criminoso, sem vítimas nas ruas, passaram a agir fazendo arrombamentos nos comércios fechados e também em residências. “Os criminosos sempre encontram uma forma de agir, mas estamos atentos e estamos na ruas para coibir todo e qualquer crime”, avisa o major, informando que além do apoio dado nas barreiras sanitárias e na fiscalização para manter comércios fechados, como estabelecidos pelos decretos estadual e municipal, a polícia segue suas ações de rotina no combate à criminalidade.

Leia mais:

Ele informa que nesse período de pandemia foi criado o “Polícia Mais Forte”, que é feito todos os dias, a partir das 17 horas até 23 horas, com patrulhamentos da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). “Estamos nas ruas e não damos trégua à bandidagem”, diz o comandante, orientando a população, que agora tem ficando mais tempo em casa, a tomar medidas preventivas para evitar ser surpreendida com a ‘visita’ de criminosos, como manter portões fechados, sempre estar fazendo algum barulho e manter contato com os vizinhos.

Ele observa que arrombamento é um tipo de crime que não tem como prevenir, mas algumas medidas podem ajudar a dificultar a ação dos criminosos. “É bom trocar informações. Por exemplo, se alguém observar pessoa estranha apertando campainha do vizinho ou rondando a rua, alertar outros moradores. Se ver pessoa estranha por muito tempo no local, também nos informar, através do número (94) 99264-5348, que iremos fazer ronda na área e verificar a situação”, orienta o major. (Tina Santos – Com informações de Ronaldo Modesto)