Correio de Carajás

Parauapebas: Festival Literário começa nesta quarta-feira

Parauapebas: Festival Literário começa nesta quarta-feira
A edição deste ano homenageia o poeta João de Jesus Paes Loureiro/ Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nesta quarta-feira, dia 11, ocorre a abertura do 1º Festival Literário de Parauapebas, que faz parte da programação da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A edição deste ano homenageia o poeta João de Jesus Paes Loureiro e a professora Zélia Amador de Deus, ambas personalidades importantes nos cenários literário, acadêmico e do ativismo social.

Entre quarta e o próximo domingo, dia 15, a feira abre diariamente às 10 horas, na Praça de Eventos do Bairro Cidade Nova. No primeiro dia, denominado “Vozes de Autores Locais”, será realizada a solenidade de abertura, às 17 horas.

Em seguida haverá apresentações de escolas e às 18 horas a mesa redonda “Criação literária em Parauapebas”, com autores locais e regionais. Às 20 horas é ministrada a palestra “Existe uma literatura paraense?”, com Edyr Proença, e às 21 horas a programação cultural que traz Carajás Jazz Band e Jairo Ueno.

Leia mais:

No dia seguinte, quinta-feira (12), batizado de “Vozes indígenas Vozes da Mulher”, Rosani Fernandes apresenta a palestra “Os Dilemas da Educação Escolar Indígena “, às 17 horas. Em seguida, haverá apresentações de escolas e a palestra “A Mulher Indígena e o Bem Viver”, com Márcia Kambeba, às 18 horas. Às 19 horas será formada a mesa redonda “Literatura feita por mulheres no Pará”, com Roberta Spinoler e Giuliana Murakami, contando com mediação de Camila Simões.

Pouco depois, às 20 horas, acontece a palestra “”Matriarcado em comunidades de matriz africana”, com Tainah Coutinho Jorge. O encerramento fica por conta das apresentações culturais, a partir das 22 horas.

Na sexta-feira (13), denominada de “Vozes LGBTQIA+Vozes Urbanas”, uma mesa redonda, às 17 horas, irá debater “Representatividade LGBTQIA+ na Literatura”, com Sophia Assunção e Breno Torres. Logo após ocorrem as apresentações de escolas e a palestra “Literatura, arte e diversidade”, com Breno Torres, às 18 horas.

Às 19 horas será montada mesa redonda sobre “Literatura dos jovens para os jovens”, com Preto Michel e Andrei Simões (PA) e às 20 horas acontece a palestra “Vozes da arte na periferia”, com Bruno B.O. Por fim, apresentação artística com a artista local Vanessa Ayres, a partir das 22 horas.

No sábado (14), cujo dia será chamado de Vozes do Imaginário, às 17 horas haverá a mesa redonda “”Literatura de fantasia e horror feita no Pará”, com Saulo Sisnando e Clara Gianni. Depois as apresentações de escolas e o lançamento da Caravana da Leitura, às 18 horas.

Às 19 horas acontece a palestra “Índices de imaginário e memória em narrativas Amazônicas”, com Socorro Simões. Em seguida, o lançamento do livro “O Caminho das Estrelas”, do escritor de Luiz Vieira, e apresentação artística de Ivan Cardoso.

No último dia do evento, domingo (15), “Vozes dos Homenageados”, a organização apresenta às 17 horas a palestra “Carimbó Patrimônio Cutural Brasileiro”, com mestre Lucas, de Bragança. Às 18 horas haverá apresentação de escolas, que antecede a mesa redonda “Cultura Popular em Parauapebas”, com participação de Clodoaldo Souza, Edson Ferreira, Thiago Bragança, Solange Loureiro e Carla Santis.

Às 20 horas, a homenageada, Zélia Amador, conduz a palestra “Ananse Tecendo Teias na Diáspora”. Para finalizar o evento, a partir das 22 horas, haverá apresentação cultural com “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, Carimbó Xuatê, Raízes Parauara, Retumbá e show com Dona Onete, artista bastante querida e cultuada no Estado do Pará. (Luciana Marschall)

Mais

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…
Pará abre mais 10 leitos em Tucuruí

Pará abre mais 10 leitos em Tucuruí

Como parte do plano estratégico para conter a pandemia em todas as regiões do Estado, o Governo do Pará, por…
Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quinta

Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quinta

O Instituto Butantan envia hoje (6) para o Ministério da Saúde um lote de mais 1 milhão de doses da vacina CoronaVac,…
Junqueira terá cinzas lançadas de aeronave

Junqueira terá cinzas lançadas de aeronave

Uma urna com as cinzas do aviador Antônio Carlos Junqueira, ou simplesmente Comandante Junqueira, devem chegar a Marabá nesta sexta-feira…
Técnico aponta dificuldades para alterar faixa de isenção do IR

Técnico aponta dificuldades para alterar faixa de isenção do IR

Aumentar de R$ 1,9 mil para R$ 3 mil a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) resultaria em…