Nesta quarta-feira, dia 11, ocorre a abertura do 1º Festival Literário de Parauapebas, que faz parte da programação da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A edição deste ano homenageia o poeta João de Jesus Paes Loureiro e a professora Zélia Amador de Deus, ambas personalidades importantes nos cenários literário, acadêmico e do ativismo social.
Entre quarta e o próximo domingo, dia 15, a feira abre diariamente às 10 horas, na Praça de Eventos do Bairro Cidade Nova. No primeiro dia, denominado “Vozes de Autores Locais”, será realizada a solenidade de abertura, às 17 horas.
Em seguida haverá apresentações de escolas e às 18 horas a mesa redonda “Criação literária em Parauapebas”, com autores locais e regionais. Às 20 horas é ministrada a palestra “Existe uma literatura paraense?”, com Edyr Proença, e às 21 horas a programação cultural que traz Carajás Jazz Band e Jairo Ueno.
Leia mais:No dia seguinte, quinta-feira (12), batizado de “Vozes indígenas Vozes da Mulher”, Rosani Fernandes apresenta a palestra “Os Dilemas da Educação Escolar Indígena “, às 17 horas. Em seguida, haverá apresentações de escolas e a palestra “A Mulher Indígena e o Bem Viver”, com Márcia Kambeba, às 18 horas. Às 19 horas será formada a mesa redonda “Literatura feita por mulheres no Pará”, com Roberta Spinoler e Giuliana Murakami, contando com mediação de Camila Simões.
Pouco depois, às 20 horas, acontece a palestra “”Matriarcado em comunidades de matriz africana”, com Tainah Coutinho Jorge. O encerramento fica por conta das apresentações culturais, a partir das 22 horas.
Na sexta-feira (13), denominada de “Vozes LGBTQIA+Vozes Urbanas”, uma mesa redonda, às 17 horas, irá debater “Representatividade LGBTQIA+ na Literatura”, com Sophia Assunção e Breno Torres. Logo após ocorrem as apresentações de escolas e a palestra “Literatura, arte e diversidade”, com Breno Torres, às 18 horas.
Às 19 horas será montada mesa redonda sobre “Literatura dos jovens para os jovens”, com Preto Michel e Andrei Simões (PA) e às 20 horas acontece a palestra “Vozes da arte na periferia”, com Bruno B.O. Por fim, apresentação artística com a artista local Vanessa Ayres, a partir das 22 horas.
No sábado (14), cujo dia será chamado de Vozes do Imaginário, às 17 horas haverá a mesa redonda “”Literatura de fantasia e horror feita no Pará”, com Saulo Sisnando e Clara Gianni. Depois as apresentações de escolas e o lançamento da Caravana da Leitura, às 18 horas.
Às 19 horas acontece a palestra “Índices de imaginário e memória em narrativas Amazônicas”, com Socorro Simões. Em seguida, o lançamento do livro “O Caminho das Estrelas”, do escritor de Luiz Vieira, e apresentação artística de Ivan Cardoso.
No último dia do evento, domingo (15), “Vozes dos Homenageados”, a organização apresenta às 17 horas a palestra “Carimbó Patrimônio Cutural Brasileiro”, com mestre Lucas, de Bragança. Às 18 horas haverá apresentação de escolas, que antecede a mesa redonda “Cultura Popular em Parauapebas”, com participação de Clodoaldo Souza, Edson Ferreira, Thiago Bragança, Solange Loureiro e Carla Santis.
Às 20 horas, a homenageada, Zélia Amador, conduz a palestra “Ananse Tecendo Teias na Diáspora”. Para finalizar o evento, a partir das 22 horas, haverá apresentação cultural com “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, Carimbó Xuatê, Raízes Parauara, Retumbá e show com Dona Onete, artista bastante querida e cultuada no Estado do Pará. (Luciana Marschall)