Correio de Carajás

Parauapebas: Feito manualmente, Manto de Nossa Senhora traz votos de fé e cura

Parauapebas: Feito manualmente, Manto de Nossa Senhora traz votos de fé e cura

A Apresentação do Manto é um dos momentos mais aguardados pela comunidade católica durante a programação do Círio de Nazaré. A peça foi confeccionada, este ano, pela costureira Maria da Conceição dos Santos, após um voto feito a Nossa Senhora, a quem atribui a cura após ter sido desenganada. A Rainha da Amazônia, tema da festividade de 2019, foi a inspiração para o desenho do manto.  

Dona Conceição antecipa detalhes do manto, as cores, as pedrarias e as simbologias. “O branco significa a pureza da virgem Maria, o dourado representa os minérios da nossa região, a nossa berlinda de Nossa Senhora com as flores representa os 15 anos do Círio, já as flores vermelhas estão simbolizando as flores de Carajás, o verde é a floresta e os pássaros são a nossa fauna”.

O manto terá ainda um broche de ouro, representando o símbolo da Diocese de Marabá. O sisal, a famosa corda do Círio, também faz parte do desenho. Muitas pérolas, miçangas douradas, vermelhas, trabalhos com linha, e pontos de luz dão forma ao bordado. Foram seis meses de duração a contar o processo de criação à finalização do trabalho, “bordo um pouco todas as noites”.

Leia mais:
Ela permitiu que o Correio de Carajás desse uma ‘espiadinha’ no desenho do manto que será apresentado no próximo dia 25

A devota descreve o voto de fé. “Durante o ano passado inteiro estive doente, com problema de rins, e foi preciso fazer uma cirurgia, ainda precisei esperar mais três meses para me recuperar de uma anemia. Então, eu pedi à Nossa Senhora que se eu voltasse para minha casa, andando, enquanto eu tivesse vida e minha vista conseguisse eu daria todos os anos o manto a ela, esse é o meu trabalho, doar o manto pagando a minha promessa”.

Dona Conceição emociona-se ao relembrar o momento da doença e da cura. “Não tenho palavras para falar o que sinto ao fazer o manto, quando você coloca sua vida nas mãos da Nossa Senhora e recebe a graça é uma emoção muito grande, é um privilégio. Eu consegui fazer tudo isso com as minhas mãos, eu não tinha mais esperança, estava desenganada, também tenho problema do coração e hoje estou aqui contando minha história, curada. Eu devo tudo isso à Nossa Senhora”. A devota garante que a fé é muito grande e defende que quando “você acredita no milagre, você recebe”. 

Como manifestação de fé, ela já bordava todos os anos o manto para a imagem de sua casa, em homenagem à Varanda, quando no dia da procissão as imagens dos fiéis são expostas em frente às casas. 

Os seis mantos do Envio das Berlindas, apresentados em cerimônia realizada ontem, 6, também foram bordados por dona Conceição. A cor verde-água foi uma inspiração das camisetas para o Círio das Crianças, criação de seu neto que é designer. 

A Apresentação do Manto oficial está marcada para o dia 25, sexta-feira, às 18 horas, na Comunidade Bom Jesus de Nazaré, no Bairro da Paz. Após missa única, acontece a Transladação da Imagem até a comunidade São Francisco, no Rio Verde, passando pelas ruas Mato Grosso, Marabá e JK. (Theíza Cristhine)