Correio de Carajás

Parauapebas: Controle populacional de cães e gatos vira assunto legislativo

Foto: Divulgação

Entre as proposições aprovadas na sessão de ontem, terça-feira, 17, da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), uma pede a criação do programa de controle populacional de cães e gatos no município. A proposição foi apresentada pela vereadora Joelma Leite (PSD). Parauapebas tem uma grande população animais de rua, mas o município não tem uma estatística aproximada de quantos vivem abandonados, somando-se a animais de grande porte, como cavalos.

Parauapebas ainda não conta com um Centro de Controle de Zoonoses e registrou nos últimos dois anos casos de doenças como Leishmaniose. Na proposição apresentada, Joelma Leite destaca que a proteção animal tem se tornado importante para a vida em sociedade.

Além do resgate dos animais abandonados, a vereadora propõe na Indicação nº 475/2019 que seja criado um programa municipal para controle populacional de cães e gatos. A ideia da vereadora é que o programa implante ações para acabar ou pelo menos reduzir a quantidade de animais abandonados que ficam perambulando pelas ruas sofrendo maus-tratos e passando fome.

Leia mais:

Segundo Joelma, as medidas teriam foco na conscientização da população, no sentido de aumentar a frequência das adoções responsáveis e também sobre a necessidade de castração dos animais domésticos. “Cabe ressaltar que o processo de castração é muito importante para evitar a proliferação de animais abandonados. A castração é também a maneira mais barata e eficiente para a diminuição dos animais abandonados”, exemplifica a vereadora. (Tina Santos)