Correio de Carajás

Parauapebas contrata lateral rodado, porém ainda jovem

Reforço do PFC já atuou em vários clubes. Seu histórico mostra que ele não tem medo de desafios. Ou seja: é o perfil dos que têm garra para vencer

Rodado, Diego Guimarães já enfrentou times pesados, como o Paysandu/ Fotos: Divulgação

Ter 22 anos é ser jovem, é estar na flor da idade, principalmente quando se fala de futebol. É a fase em que o atleta está com o preparo físico lá em cima, na “ponta dos casos”, como se diz na gíria dos boleiros. Pois é, o lateral direito Diego Guimarães, recém contratado pelo Parauapebas Futebol Clube (PFC), para a disputa da 2º Divisão do Campeonato Paraense, tem essa idade: 22 anos, mas já é rodado no mundo da bola.

Diego já vestiu a camisa da Tuna e em breve estreará pelo PFC

Nascido em Araguatins (TO), Diego foi criado na localidade de Porto da Balsa, município de Palestina do Pará, a 110 km de Marabá. Sua posição de origem é lateral direito, mas ele pode até atuar como meio-campista também.

Diego deu seus primeiros chutes na bola pelo Vasco da Gama (RJ), com 13 anos, quando passou em uma peneira no time de São Januário. Mas ele ficou pouco tempo por lá e no ano seguinte foi para Belém, onde fez sua formação de base, na Desportiva Paraense, ficando até os 18 anos.

Leia mais:

Foi justamente em 2018 que a Desportiva teve a melhor colocação entre os times da Região Norte na Copa São Paulo, conseguindo a façanha de terminar a competição entre os 16 melhores do torneio nacional, que reúne nada menos de 128 times. Detalhe: eles foram eliminados pelo Internacional (RS), que sempre está entre os favoritos.

Depois disso, Diego começou a ganhar seus primeiros títulos, a começar pelo de campeão da 2ª divisão Paraense, pela Tuna-Luso Brasileira, em 2020; depois, no mês passado, foi campeão amapaense pelo TREM Desportivo Clube.

O lateral direito foi campeão amapaense no mês passado pelo TREM

Mas nesse intervalo, entre Tuna e TREM, Diego vestiu a camisa do Paragominas e também do Caeté, Pedreira e Pinheirense, aqui do Pará. Além disso, ele pisou outros gramados, atuando na 1ª divisão do Campeonato Capixaba, assim como mostrou seu futebol também pelo interior paulista e paranaense.

A última parada desse andarilho do futebol (pelo menos até aqui) é o Parauapebas, onde ele compõe o elenco que vai disputar a 2ª divisão do Parazão, cujo principal objetivo é o acesso à elite.

Será que o PFC com Diego e seus novos parceiros de time conseguirão chegar à primeirona do Paraense? Só o tempo dirá. Mas quem duvida? Afinal, rodagem não falta.

(Chagas Filho)