Correio de Carajás

Parauapebas: CER recebe van adaptada para transporte de pacientes

Parauapebas: CER recebe van adaptada para transporte de pacientes
Van adaptada vai atender aos pacientes do Centro de Reabilitação / Fotos: Ronaldo Modesto
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) entregou na tarde de hoje, quarta-feira, 11, um veículo adaptado para o Centro Especializado em Reabilitação (CER). O veículo, uma van, vai atender às pessoas com deficiência atendidas na Policlínica, no Bairro Jardim Canadá.

Segundo Fabiana Pires de Sá, coordenadora do Centro de Reabilitação, o veículo vai ser usado para buscar em casa pessoas que são cadeirantes ou possuem dificuldades de locomoção. “O veículo vai ser usado com essa finalidade. Transportar cadeirantes e pessoas com alguma limitação de locomoção, que não têm condução própria. Nós vamos buscar esse paciente para que ele venha fazer o seu tratamento no Centro de Reabilitação”, frisou a coordenadora.

Fabiana Pires, coordenadora do CER, diz que pacientes serão buscados e deixados em casa

Ela esclarece que o veículo é para transportar apenas pacientes do centro, que moram em Parauapebas. Atualmente, segundo Fabiana, o CER atende entre 20 e 30 pacientes.

Leia mais:

No centro são feitos atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Ela explica que cada paciente tem seu horário de atendimento e, com base nisso, será feito o cronograma de transporte. “A gente vai pegá-los em casa um pouco antes do horário agendado da consulta. Quando terminar, eles serão levados de volta para casa”, complementa, destacando que cada paciente virá sempre com um acompanhante.

A coordenadora ressalta que muitos pacientes vinham chegando atrasados às consultas por falta de transporte. “Agora, eles não irão mais ter esse problema. Serão buscados e depois deixados em casa”, comemora.

MELHORIA

Cadeirante, José Monteiro dos Santos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Parauapebas, diz que a entrega desse veículo é um grande avanço no tratamento e na política da pessoa com deficiência. Ele acrescenta que essa era uma reivindicação antiga do conselho.

José Monteiro afirma que a entrega do veículo é uma grande conquista para os pacientes do CER

“A gente há muito vinha fazendo essa cobrança porque há pessoas acamadas que não têm como se locomover até a policlínica e não têm, muitas vezes, recursos financeiros para pagar um transporte particular, sem contar que os veículos como táxis, não são adaptados para cadeirantes, por exemplo”, frisou.

Ele informa que o conselho reúne hoje seis associações de pessoas com deficiência em Parauapebas, que estão nessa luta por melhoria na área da saúde e outros direitos, como o de locomoção. “É uma luta diária. Ainda há muito a ser conquistado, mas aos poucos vamos conseguindo pequenos avanços, como agora essa van para transportar os pacientes do CER”, enfatizou José Monteiro.

Gilberto Laranjeiras diz que o veículo vai dar mais conforto e dignidade aos pacientes do CER

O secretário Municipal de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras, classificou o momento como de grande importância para o setor de saúde do município. “É uma forma do município dar mais conforto e dignidade aos pacientes que fazem tratamento no Centro de Reabilitação”, destacou. A van adaptada, explicou Laranjeiras, foi doada ao município pelo Ministério da Saúde. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)

Comentários

Mais

Efeito Olimpíadas? Busca por skate cresce mais de 600% no e-commerce

Efeito Olimpíadas? Busca por skate cresce mais de 600% no e-commerce

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão mexendo com as emoções dos brasileiros – e com o bolso. Quem diz isso são os…
Frase de Cármen Lúcia de 2018 é tirada de contexto para afirmar que Lula não poderá se candidatar em 2022

Frase de Cármen Lúcia de 2018 é tirada de contexto para afirmar que Lula não poderá se candidatar em 2022

Enganoso Montagem engana ao trazer parte de uma frase dita pela ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia, em…
Site engana ao afirmar que Anvisa ‘confessa ineficácia de máscaras’ contra a covid

Site engana ao afirmar que Anvisa ‘confessa ineficácia de máscaras’ contra a covid

Enganoso É enganosa a publicação em um site conservador brasileiro afirmando que “Anvisa confessa ineficácia de máscaras e diz se…
É enganoso o tuíte que acusa Bolsonaro de acabar com o Bolsa Atleta

É enganoso o tuíte que acusa Bolsonaro de acabar com o Bolsa Atleta

Enganoso É enganosa postagem que aponta para o fim do programa Bolsa Atleta no governo Bolsonaro em 2020. No ano…
Legislação contra violência doméstica fica mais dura para agressores

Legislação contra violência doméstica fica mais dura para agressores

O Diário Oficial da União traz hoje (29) a Lei 14.188/2021, que prevê que agressores sejam afastados imediatamente do lar ou do local de convivência com a mulher em casos de risco…
Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-Barré após vacinação

Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-Barré após vacinação

Casos raros de síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação contra covid-19 têm sido relatados em diversos países, inclusive no…