Parauapebas: CER recebe van adaptada para transporte de pacientes
Van adaptada vai atender aos pacientes do Centro de Reabilitação / Fotos: Ronaldo Modesto
Ads

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) entregou na tarde de hoje, quarta-feira, 11, um veículo adaptado para o Centro Especializado em Reabilitação (CER). O veículo, uma van, vai atender às pessoas com deficiência atendidas na Policlínica, no Bairro Jardim Canadá.

Ads

Segundo Fabiana Pires de Sá, coordenadora do Centro de Reabilitação, o veículo vai ser usado para buscar em casa pessoas que são cadeirantes ou possuem dificuldades de locomoção. “O veículo vai ser usado com essa finalidade. Transportar cadeirantes e pessoas com alguma limitação de locomoção, que não têm condução própria. Nós vamos buscar esse paciente para que ele venha fazer o seu tratamento no Centro de Reabilitação”, frisou a coordenadora.

Fabiana Pires, coordenadora do CER, diz que pacientes serão buscados e deixados em casa

Ela esclarece que o veículo é para transportar apenas pacientes do centro, que moram em Parauapebas. Atualmente, segundo Fabiana, o CER atende entre 20 e 30 pacientes.

No centro são feitos atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Ela explica que cada paciente tem seu horário de atendimento e, com base nisso, será feito o cronograma de transporte. “A gente vai pegá-los em casa um pouco antes do horário agendado da consulta. Quando terminar, eles serão levados de volta para casa”, complementa, destacando que cada paciente virá sempre com um acompanhante.

A coordenadora ressalta que muitos pacientes vinham chegando atrasados às consultas por falta de transporte. “Agora, eles não irão mais ter esse problema. Serão buscados e depois deixados em casa”, comemora.

MELHORIA

Cadeirante, José Monteiro dos Santos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Parauapebas, diz que a entrega desse veículo é um grande avanço no tratamento e na política da pessoa com deficiência. Ele acrescenta que essa era uma reivindicação antiga do conselho.

José Monteiro afirma que a entrega do veículo é uma grande conquista para os pacientes do CER

“A gente há muito vinha fazendo essa cobrança porque há pessoas acamadas que não têm como se locomover até a policlínica e não têm, muitas vezes, recursos financeiros para pagar um transporte particular, sem contar que os veículos como táxis, não são adaptados para cadeirantes, por exemplo”, frisou.

Ele informa que o conselho reúne hoje seis associações de pessoas com deficiência em Parauapebas, que estão nessa luta por melhoria na área da saúde e outros direitos, como o de locomoção. “É uma luta diária. Ainda há muito a ser conquistado, mas aos poucos vamos conseguindo pequenos avanços, como agora essa van para transportar os pacientes do CER”, enfatizou José Monteiro.

Gilberto Laranjeiras diz que o veículo vai dar mais conforto e dignidade aos pacientes do CER

O secretário Municipal de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras, classificou o momento como de grande importância para o setor de saúde do município. “É uma forma do município dar mais conforto e dignidade aos pacientes que fazem tratamento no Centro de Reabilitação”, destacou. A van adaptada, explicou Laranjeiras, foi doada ao município pelo Ministério da Saúde. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)

Ads