A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) entregou na tarde de hoje, quarta-feira, 11, um veículo adaptado para o Centro Especializado em Reabilitação (CER). O veículo, uma van, vai atender às pessoas com deficiência atendidas na Policlínica, no Bairro Jardim Canadá.
Segundo Fabiana Pires de Sá, coordenadora do Centro de Reabilitação, o veículo vai ser usado para buscar em casa pessoas que são cadeirantes ou possuem dificuldades de locomoção. “O veículo vai ser usado com essa finalidade. Transportar cadeirantes e pessoas com alguma limitação de locomoção, que não têm condução própria. Nós vamos buscar esse paciente para que ele venha fazer o seu tratamento no Centro de Reabilitação”, frisou a coordenadora.
Ela esclarece que o veículo é para transportar apenas pacientes do centro, que moram em Parauapebas. Atualmente, segundo Fabiana, o CER atende entre 20 e 30 pacientes.
Leia mais:No centro são feitos atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Ela explica que cada paciente tem seu horário de atendimento e, com base nisso, será feito o cronograma de transporte. “A gente vai pegá-los em casa um pouco antes do horário agendado da consulta. Quando terminar, eles serão levados de volta para casa”, complementa, destacando que cada paciente virá sempre com um acompanhante.
A coordenadora ressalta que muitos pacientes vinham chegando atrasados às consultas por falta de transporte. “Agora, eles não irão mais ter esse problema. Serão buscados e depois deixados em casa”, comemora.
MELHORIA
Cadeirante, José Monteiro dos Santos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Parauapebas, diz que a entrega desse veículo é um grande avanço no tratamento e na política da pessoa com deficiência. Ele acrescenta que essa era uma reivindicação antiga do conselho.
“A gente há muito vinha fazendo essa cobrança porque há pessoas acamadas que não têm como se locomover até a policlínica e não têm, muitas vezes, recursos financeiros para pagar um transporte particular, sem contar que os veículos como táxis, não são adaptados para cadeirantes, por exemplo”, frisou.
Ele informa que o conselho reúne hoje seis associações de pessoas com deficiência em Parauapebas, que estão nessa luta por melhoria na área da saúde e outros direitos, como o de locomoção. “É uma luta diária. Ainda há muito a ser conquistado, mas aos poucos vamos conseguindo pequenos avanços, como agora essa van para transportar os pacientes do CER”, enfatizou José Monteiro.
O secretário Municipal de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras, classificou o momento como de grande importância para o setor de saúde do município. “É uma forma do município dar mais conforto e dignidade aos pacientes que fazem tratamento no Centro de Reabilitação”, destacou. A van adaptada, explicou Laranjeiras, foi doada ao município pelo Ministério da Saúde. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)