Correio de Carajás

Parauapebas beira o colapso ao atingir 100% de leitos e MP vai à Justiça

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Prefeitura de Parauapebas divulgou nesta noite, terça-feira (16), a ocupação de 100% dos leitos de enfermaria e de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede particular a situação não é muito melhor e 90% das vagas de UTI estão ocupadas, assim como 77% dos de enfermaria.

Também foram registrados mais dois óbitos por covid-19, chegando a 250 desde o início da pandemia do novo coronavírus, e 211 novos casos.

A totalidade de leitos públicos foi atingida na mesma semana em que foi publicado decreto assinado pelo prefeito, Darci Lermen, flexibilizando as regras impostas pelo governo do Estado do Pará na tentativa de controle da disseminação do vírus.

Leia mais:

Dentre as mudanças, por exemplo, foi reduzido o período de toque de recolher, aumentado o horário do comércio e de restaurantes e permitido o funcionamento de academias.

Ainda nesta terça, o promotor Fabiano Oliveira Gomes Fernandes, respondendo pela 4ª PJ de Parauapebas, moveu Ação Civil Pública requerendo que seja determinada a suspensão parcial de artigos do decreto municipal.

“Não obstante o agravamento da situação pandêmica vivenciada em todo o Estado, o município de Parauapebas publicou o decreto 1.076/2021 colocando o aludido município com medidas muito brandas, notadamente, considerando a situação de descontrole em que se encontra a doença na cidade, sem apresentação técnica de estudo de saúde pública por Comitê interdisciplinar, contrariando, pois, o decreto estadual que previu bandeiramento vermelho para todo o Estado”, argumenta o promotor na ação.

Ainda pela manhã o município informou que, devido ao aumento de casos de infecção e à alta na taxa de internações, será oferecido atendimento exclusivo e 24 horas para casos de síndrome gripal na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Cidade Jardim. (Luciana Marschall)

Comentários

Mais

Por que oposição de direita resiste em se unir a protestos contra Bolsonaro

Por que oposição de direita resiste em se unir a protestos contra Bolsonaro

Em um momento de novo agravamento da pandemia de coronavírus no país, movimentos e partidos políticos de centro-esquerda convocaram mais…
CPI da Covid avalia incluir Bolsonaro no rol de investigados

CPI da Covid avalia incluir Bolsonaro no rol de investigados

O grupo majoritário da CPI da Covid no Senado quer avançar nos próximos dias em decisões internas importantes, como a…
Governo federal entrega milhares de títulos agrários em Marabá

Governo federal entrega milhares de títulos agrários em Marabá

Mais de 50 mil documentos de titularidade de terra, entre definitivos e provisórios, foram conferidos a famílias assentadas e ocupantes…
Bolsonaro inaugura trecho da BR-230 e sobrevoa  o Pedral do Lourenço

Bolsonaro inaugura trecho da BR-230 e sobrevoa o Pedral do Lourenço

A segunda agenda do presidente da presidente da República Jair Bolsonaro na região nesta sexta-feira (18) foi à margem da…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…
Queiroga, Pazuello e Araújo estão entre os 14 investigados da CPI da Covid

Queiroga, Pazuello e Araújo estão entre os 14 investigados da CPI da Covid

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou nesta sexta-feira a lista com 14 pessoas que passam a ser investigadas…