Correio de Carajás

Fiscalização da Polícia Militar segue decreto municipal em Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Desde que o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, flexibilizou as regras fixadas pelo governo do Estado do Pará para combate à pandemia de coronavírus, muita gente ficou em dúvida sobre qual decreto seguir no município.

Na manhã desta segunda-feira (15) o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Gledson Melo, informou ao Correio de Carajás que a fiscalização está seguindo a determinação local.

Conforme ele, após a publicação do decreto assinado pelo prefeito, na última sexta (12), o Comando de Policiamento Regional (CPR) II, sediado em Marabá, orientou o comandante a seguir a mesma determinação repassada aos batalhões de Marabá, onde também houve a flexibilização após reunião entre o prefeito da cidade, Tião Miranda, e o governador, Helder Barbalho.

Leia mais:

“As demais restrições do decreto estadual seguem valendo, continua a fiscalização normalmente durante o toque de recolher, em relação ao funcionamento de comércios e restaurantes e sobre a proibição da venda de bebida alcoólica a partir de 18 horas”, ressaltou o tenente-coronel.

Em Parauapebas, o decreto municipal estabeleceu o toque de recolher dentre 23 e 5 horas. Os restaurantes e lanchonetes devem trabalhar com lotação máxima de 50% da capacidade e somente até 22 horas de segunda a sábado. Aos domingos devem fechar as portas até as 20 horas.

Os comerciantes poderão abrir entre 8 e 18 horas, todos os dias, inclusive sábados e domingos. Shoppings estão autorizados a funcionar no horário normal, de 10h às 22h, de segunda a sábado, e até 20 horas aos domingos.

Supermercados funcionarão de 8h às 20h e aos domingos de 10h às 20h, sendo a entrada de pessoas limitada a um membro por grupo familiar.

As academias, que haviam sido proibidas de funcionar pelo decreto estadual, estão autorizadas a abrir, porém devem encerrar as atividades até 22 horas e sempre respeitando a lotação máxima de 50% da capacidade.

A flexibilização do decreto estadual ocorre em momento crítico da pandemia de coronavírus no município. Neste domingo (14), a própria Prefeitura divulgou que a taxa de ocupação geral dos leitos está em 78%.

Estão ocupados 91% dos leitos de enfermaria do SUS, assim como 87% das vagas de UTI. Nos hospitais particulares, a taxa de ocupação das enfermarias é de 56% e as vagas de UTI estão 80% ocupadas. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 247 óbitos e apenas neste domingo foram 195 novos casos confirmados. (Luciana Marschall)

Comentários

Mais

Marabá começa a vacinar a população com mais de 40 anos no sábado

Marabá começa a vacinar a população com mais de 40 anos no sábado

Mais uma importante faixa etária, que representa grande parcela da população adulta em geral, será finalmente imunizada contra a covid-19…
Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Fogueira, bandeirinhas, quadrilhas e roupas xadrez e floridas. Pelo segundo ano consecutivo o tradicional festejo junino que acontece por todo…
Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em…
Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

A constante falta de médicos em plantões no Hospital Municipal de Marabá (HMM) foi o tema mais debatido na sessão…
Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

O Dia de São João é comemorado nesta quinta-feira (24) e Parauapebas entrou com tudo no clima junino de diferentes…
Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

A Prefeitura de Curionópolis lança, nesta quinta-feira (24), o programa “Obras por toda cidade”. A cerimônia acontece às 16 horas…