Correio de Carajás

Parauapebas antecipa comemoração do Dia do Conselheiro Tutelar

Evento marca início das comemorações pelo Dia do Conselheiro Tutelar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Dia do Conselheiro Tutelar será celebrado nacionalmente na quarta-feira (18), mas as comemorações em Parauapebas já foram iniciadas na manhã desta terça-feira (17) em uma reunião com técnicos da assistência social no Plenarinho da Câmara Municipal. A programação prossegue até o dia 20.

O evento desta terça-feira, conforme a coordenadora do Conselho Tutelar de Parauapebas, Maraisa Dias, foi direcionado a falar com a rede de apoio, mas a pauta incluiu também reuniões com setores da saúde e educação.

Ao Correio de Carajás ela ressalta a importância de a sociedade ter a visão correta sobre as atribuições do profissional conselheiro tutelar, até mesmo para acionar o órgão nos serviços que de fato são prestados.

Leia mais:

“Muita gente liga para o Conselho porque o filho não quer obedecer, mas nós não resolvemos a rebeldia do filho”, explica, afirmando que, entretanto, alguns casos são encaminhados para a rede de atendimento. “O Conselho é garantidor de direitos da criança e do adolescente e nós trabalhamos para que todos os serviços possam seguidos conforme a lei”, destacada a coordenadora.

“O Conselho é garantidor de direitos da criança e do adolescente”, diz Maraisa Dias

Os atendimentos presenciais são, na maioria das vezes, feitos pelos pais ou responsáveis das crianças e dos adolescentes. Já por telefone, são sempre denúncias anônimas. 

Os atendemos incluem “situações conflituosas de família” e, muitas vezes, um problema leva a outras descobertas que podem explicar uma mudança de comportamento, por exemplo. “Talvez a família não se entende porque a criança pode estar sofrendo abuso sexual ou sofrendo agressão física e a família não sabe”, relata. Casos como esse recebem o acompanhamento dos profissionais necessários.

A coordenadora pondera que ainda há muito para desmistificar sobre as funções no trabalho do conselheiro, mas comemora que no município já houve grande avanço. Antigamente a entidade atuava enquanto conselho-polícia, mas ela lembra que não foi criada para isso.

Como exemplo, Maraisa, relata que não é atribuição do conselho o atendimento a um garoto de 12 anos que cometeu um ato infracional, mas da polícia em fazer a autuação e do juiz aplicando medidas socioeducativas.

Uma das vitórias no município, ressalta, foi a reforma do prédio do órgão “que estava caindo aos pedaços”, conforme destaca a coordenadora. O prédio era antigo e possuía problemas estruturais.  (Theíza Cristhine)

Comentários

Mais

Prefeito assassinado, Jones William é homenageado em Tucuruí

Prefeito assassinado, Jones William é homenageado em Tucuruí

O prefeito Jones William da Silva Galvão recebeu homenagens no quarto ano de sua morte, ocorrida no dia 25 de…
Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Pela segunda vez em poucos dias, o Ministério da Economia pediu a suspensão de um site falso registrado no exterior que rouba…
Contrata Marabá: Vagas de emprego disponíveis no Sine nesta terça (27)

Contrata Marabá: Vagas de emprego disponíveis no Sine nesta terça (27)

O Sine de Marabá está disponibilizando vagas para diversos setores. Quem estiver interessado é só comparecer ao escritório do órgão…
Aeroporto de Tucuruí vai retomar voos comerciais

Aeroporto de Tucuruí vai retomar voos comerciais

Com aporte financeiro de quase R$ 800 mil da Eletronorte, a Prefeitura Municipal concluirá as obras de revitalização do Aeroporto…
Marabá registra 277 animais em situação de maus-tratos em 10 meses

Marabá registra 277 animais em situação de maus-tratos em 10 meses

Desde o lançamento do Programa Linha Verde em Marabá, ocorrido no mês de setembro de 2020, o serviço já recebeu…
Butantan libera 1,5 milhão de doses da Coronavac ao PNI

Butantan libera 1,5 milhão de doses da Coronavac ao PNI

O Instituto Butantan entregou na manhã desta segunda-feira (26) mais 1,5 milhão de doses da vacina contra o SARS-CoV-2 ao…