Correio de Carajás

Parauapebas abre 2ª Edição dos Jogos Estudantis de Educação do Campo

Fotos: Tina Santos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o tema “Educação Física como Forma de Inclusão”, foi aberto na manhã de hoje, quinta-feira, 21, a 2ª Edição dos Jogos Infantis de Educação do Campo (Jiec). A solenidade aconteceu no ginásio da Escola Oziel Alves, na Vila Palmares II, que sedia essa edição do evento, reunindo 10 escolas da zona rural de Parauapebas.

Os jogos, que se encerram nesta sexta-feira, 22, contam com competições de futebol, handebol, vôlei, futsal, queimada, xadrez e atletismo. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento tem por objetivo desenvolver o intercâmbio sociocultural e contribuir para o desenvolvimento dos alunos.

Leia mais:

Segundo a Semed, 300 atletas, com idades entre 7 e 11 anos, vão disputar os jogos, que também servem de vitrine para a descoberta de potenciais atletas do município.

Presente à solenidade, o secretário adjunto de Educação, Antonino Brito, destacou que essa iniciativa visa oportunizar os alunos do campo a prática esportiva, assim também como levar até eles disputa similar à que acontece nas escolas da zona urbana, que realizam anualmente suas competições esportivas, como os Jogos Estudantis, com versões municipais e estadual.

“O esporte é integração e ajuda formar o cidadão. Eles aprendem que não é só vencer, mas acima de tudo ter espírito de equipe e estar focado nos seus estudos porque uma coisa está interligada à outra, já que o rendimento escolar conta para os atletas selecionados para as competições”, ressalta.

Ele ainda observa que, quanto mais cedo o esporte entrar na vida das crianças, melhor é a interação delas socialmente. “Por isso que os jogos da zona rural focam essa faixa etária”, enfatiza. Antonino pontua que os jogos estudantis da área urbana de Parauapebas já aconteceram e agora as equipes vencedoras irão para a disputa da etapa estadual. No entanto, devido à distância e dificuldades de acesso, as escolas do campo não participam da competição.

Por isso, foram criados os jogos para as escolas do campo. “É uma forma de não deixá-las fora do processo da política de educação do município. E, pela alegria dessas crianças, como vemos hoje, essa iniciativa nos deixa muito felizes”, resume.

O diretor de Ensino do Campo da Semed, Francisco Serrão, pontua que é visível a melhora comportamental e de aprendizado das crianças que fazem atividade esportiva e, a competição, é uma forma de estimular ainda mais o gosto pelo esporte.

“A gente vê a empolgação e a ansiedade deles [alunos] para participar dos jogos. Mais que ganhar, os jogos promovem a interação entre a comunidade estudantil e isso é fantástico”, define. (Tina Santos)

 

Fotos: Tina Santos

Mais

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

O meia-atacante Eden Hazard, do Real Madrid, pediu desculpas aos torcedores do clube por ter sido gravado brincando com jogadores…
Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (6) que a partida entre Brasil e Equador, válida pelas Eliminatórias…
"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

Neymar se pronunciou pela primeira vez desde a eliminação do Paris Saint-Germain na Champions League para o Manchester City. O…
Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (6) que chegaram um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer…
Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Os times de Águia de Marabá e Itupiranga não conseguiram avançar para a semifinal do Campeonato Paraense de Futebol e…
Em meio a tensão na Colômbia, Flu x Júnior Baranquilla será no Equador

Em meio a tensão na Colômbia, Flu x Júnior Baranquilla será no Equador

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) transferiu mais dois jogos desta semana para fora da Colômbia, devido a uma onda…