Correio de Carajás

Pará recebe mais 260 mil doses de vacinas contra Covid-19

Foto: Jader Paes / Ag.Pará

COVID-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ministério da Saúde enviou 45ª remessa com doses da Pfizer e Oxford/AstraZeneca, que chegaram a Belém nesta quarta, 21

O Pará recebeu, na madrugada desta quarta-feira (21), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São 269.680 mil doses divididas entre 92.430 mil doses da Pfizer e 177.250 mil doses da Oxford/AstraZeneca. Essa é a 45ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS).

Ao todo, o Estado do Pará já recebeu 5.239.820 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19, sendo 1.483.440 da CoronaVac/Sinovac; 2.996.650 da Oxford/AstraZeneca; 624.780 da Pfizer e 134.950 da Janssen.

Foto: Jader Paes / Ag.Pará

Segundo anunciou  o governador Helder Barbalho, as vacinas que chegaram serão usadas para primeira e segunda doses. “Elas nos permitirão avançar para as faixas de idade de 28 e 29 anos. A nossa previsão é concluir, nos próximos dias, a vacinação de pessoas com até 25 anos. Estamos acelerando, agilizando para que todos possam ser imunizados. Acompanhe na sua cidade o calendário de vacinação, fique atento se você ainda está indo para a primeira dose não perca a oportunidade, se já foi vacinado, fique atento ao calendário da segunda dose para que todos possam estar protegidos”.

Leia mais:
Foto: Jader Paes / Ag.Pará

As doses da vacina Pfizer serão distribuídas para os imunização de pessoas nos seguintes municípios: Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba, Bragança, Capanema, São Miguel do Guamá, Santarém, Marabá e Parauapebas. Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, a Pfizer deve ser mantida em temperatura de 6º a 8º graus e necessita de condições específicas de transporte e aplicação.

“A metodologia que estamos utilizando é verificar se o município possui condições técnicas, tanto de rede de frio, como de operacionalização para receber a vacina, pois ela precisa ter um acondicionamento adequado de refrigeração, ser administrada em ambiente refrigerado e ter rápido fluxo, ou seja, não é uma vacina que possa ficar muito tempo armazenada no município. Isso significa que assim que ela é recebida precisa ser rapidamente aplicada”, explica Daniele Nunes, diretora de Epidemiologia da Sespa.

As doses de Oxford/AstraZeneca serão distribuídas para todos os Centros Regionais de Saúde e são direcionadas para aplicação de primeira e segunda doses. A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já elabora a logística de entrega. A distribuição deve começar nos próximos dias. O envio será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“O Pará segue avançando na vacinação contra a Covid-19 e a cada chegada de remessas nós temos a oportunidade de vacinar mais paraenses. Dessa forma, é importante também que a população faça a sua parte e não deixe de tomar a segunda dose. Somente assim vamos evitar os casos graves da doença”, explica o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Vacinas – Até o início da tarde desta quarta-feira (7), o Pará aplicou 2.827.417 vacinas da primeira dose e 1.337.340 vacinas correspondentes à segunda dose de imunização contra a Covid.

(Agência Pará)

Comentários

Mais

Residentes do Cidade Jardim clamam por auxílio da gestão de Parauapebas

Residentes do Cidade Jardim clamam por auxílio da gestão de Parauapebas

Dentre os manifestantes que acamparam em frente à Prefeitura de Parauapebas de terça (3) para quarta (4) estavam moradores do…
Justiça determina que manifestantes deixem a Prefeitura de Parauapebas

Justiça determina que manifestantes deixem a Prefeitura de Parauapebas

O prefeito de Parauapebas Darci Lermen não se reuniu com os manifestantes que ocupam o prédio do Executivo e correu…
Moradores de 6 setores acampam na Prefeitura de Parauapebas

Moradores de 6 setores acampam na Prefeitura de Parauapebas

A manifestação iniciada na terça-feira (3) em frente à Prefeitura de Parauapebas não esmoreceu e continua ainda na tarde desta…
Principal emissor de carbono, Pará se compromete a reduzir 86% das emissões de gases do efeito estufa até 2036

Principal emissor de carbono, Pará se compromete a reduzir 86% das emissões de gases do efeito estufa até 2036

O Pará entrou nesta quarta-feira, 4, na lista de estados que aderiram à campanha Race to Zero (Corrida para o…
Primeira escola cívico-militar do sul do Pará é inaugurada em Redenção

Primeira escola cívico-militar do sul do Pará é inaugurada em Redenção

A primeira escola cívico-militar do sul do Pará foi inaugurada em Redenção, nesta terça-feira (3). Denominada Escola Municipal Cívico-Militar Eva…
Despejados do Nova Carajás protestam na Prefeitura de Parauapebas

Despejados do Nova Carajás protestam na Prefeitura de Parauapebas

A terça-feira (3) foi marcada por manifestações em Parauapebas, em que associações de diferentes bairros mandaram representantes para a porta…