Correio de Carajás

Pará gera mais de 3 mil postos formais de trabalho no setor de serviços

No Pará, o setor de serviços reage no início de 2021 aos impactos da pandemia abrindo postos de trabalho/Foto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará

GERAÇÃO DE EMPREGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O saldo positivo em fevereiro foi constatado em estudo realizado pelo Dieese-PA e Seaster

“Eu atuo no ramo de eventos, sou segurança, e em meio à pandemia o nosso trabalho parou. Atualmente, a banda em que eu presto serviço tem sido contratada para participar de lives, o que nos ajuda bastante. Eu também tenho agregado outras fontes de renda para manter a minha família, como motorista de aplicativo. Não tem sido fácil, mas eu tenho conseguido um resultado positivo”. O relato de Wando Luís Santana reflete a realidade de uma parcela da população que, mesmo diante de inúmeros desafios na crise sanitária provocada pela Covid-19, vem encontrando oportunidades no mercado de trabalho.

Um novo estudo divulgado na última quinta-feira (15), elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seaster), mostra uma trajetória positiva na geração de empregos formais nos dois primeiros meses de 2021.

O estudo aponta que, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Região Norte se destacou em contratações no setor de serviços, especialmente o Estado do Pará, que só em fevereiro gerou 3.468 postos de trabalho, no comparativo entre admitidos e desligados. Ainda de acordo com o estudo do Dieese e da Seaster, nos dois primeiros meses de 2021 o Setor de Serviços, em toda a Região Norte, registrou 48.229 admissões contra 40.005 desligamentos, resultando na geração de 8.224 postos de trabalho.

Leia mais:

Pacote econômico – Segundo o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, o Governo do Pará tem trabalhado para propor ações que amenizem os impactos causados pela pandemia e ofereçam alternativas financeiras à população paraense. “O Estado tem tomado um posicionamento, ido à frente com proposições e projetos econômicos, sobretudo aos mais vulneráveis e aos trabalhadores essenciais. O novo pacote econômico apresentado pelo governo injeta R$ 500 milhões para reduzir os impactos da pandemia em vários setores; o Programa Fundo Esperança disponibiliza R$ 150 milhões para financiamento de pequenos e microempreendedores, sem contar com o auxílio aos informais. Esse processo de retomada adotado pelo governo tem dado certo, e com certeza, junto ao plano de vacinação, contribuirá para a melhoria do cenário econômico em nosso Estado”, ressalta o secretário.

O estudo constata que, nos últimos 12 meses (de março de 2020 a fevereiro de 2021), o Pará também alcançou o primeiro lugar no ranking da Região Norte, com saldo positivo na geração de empregos formais no Setor de Serviços. No comparativo entre admitidos e desligados, o Pará registrou 7.227 postos de trabalho, seguido do Acre (com 2.364), Amazonas (1.676) e do Tocantins (1.545).

Everson Costa, técnico do Dieese-PA, explica que “quando um setor que é fundamental continua fomentando e movimentando a geração de postos de trabalho, isso nos mostra que as políticas que ainda continuam, como o Fundo Esperança e o Renda Pará, estão fazendo com que o setor continue crescendo”.

“Nós enxergamos o dado de forma positiva, inclusive o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sinalizou essa semana que o segmento registrou um crescimento, a nível nacional, e automaticamente o Pará acompanha esse resultado, visto que o Estado é um dos maiores empregadores na área de serviço”, complementa.  (Agência Pará)

Mais

DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

Com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança viária, o Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta…
Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Esta segunda-feira, 10 de maio, será um feriado especial para muitas cidades do Pará. Mais precisamente para 15 municípios, que…
DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

Desde o final da noite de quarta-feira (5), o nome do agente de trânsito Etervan Ferreira Sousa está circulando em…
Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Para reduzir os riscos de propagação da Covid-19 durante as celebrações pelo Dia das Mães, a Secretaria de Estado de…
ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça, pediu hoje…
Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

As mortes por covid-19 no Brasil têm apresentado uma leve tendência de queda, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério…