Correio de Carajás

Pará é o 4º estado com as maiores taxas de homicídios

Foto: reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Estado do Pará é o quarto brasileiro com as maiores taxas referentes a homicídios registrados entre 2006 e 2016. Os dados são do Atlas da Violência 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgado ontem, terça-feira (6).

Conforme o levantamento, em 2016 o Brasil alcançou a marca histórica de 62.517 homicídios, de acordo com informações fornecidas pelo do Ministério da Saúde (MS). Isso equivale a uma taxa de 30,3 mortes para cada 100 mil habitantes, o que corresponde a 30 vezes a taxa da Europa, por exemplo.

Entre 2006 e 2016, destaca o anuário, 553 mil pessoas perderam as vidas devido à violência intencional no Brasil. A situação é mais grave nos estados do Nordeste e Norte do país, onde estão os sete estados com as maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes: Sergipe (64,7), Alagoas (54,2), Rio Grande do Norte (53,4), Pará (50,8), Amapá (48,7), Pernambuco (47,3) e Bahia (46,9).

Leia mais:

Todos os estados que apresentaram crescimento superior a 80% nas taxas de homicídios pertencem às regiões Norte e Nordeste. Ao todo, 11 unidades federativas apresentaram crescimento gradativo da violência letal nos 10 anos analisados e, com exceção do Rio Grande do Sul, todos se localizam nas regiões Norte e Nordeste.

No Pará, a variação na taxa de homicídios entre 2006 e 2016 foi de 74,4%. Entre 2015 e 2016 foi de 13,1% e de 2011 a 2016 a variação de 27,2%. Em 2006 foram registradas 2.073 mortes desta natureza, enquanto 10 anos depois, em 2016, foram 4.223 mortes, um aumento de 103,7%. Em comparação ao ano anterior, 2015, quando foram registrados 3.675 homicídios, houve aumento de 14,9%.

No entanto, é interessante notar que dentre as unidades que apresentaram variação de até 48% da taxa de homicídios entre 2006 e 2016, há representantes de todas as regiões brasileiras. Para realização do cálculo da taxa de homicídios é dividido o número total de casos ocorridos no ano pela população registrada no mesmo ano, multiplicado por 100 mil habitantes.

Procurada pelo Correio de Carajás, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) encaminhou nota à Redação, informando que ações estão sendo feitas para reforçar a segurança na capital e em todo o Estado a fim de reduzir os índices de criminalidade.

“Dois mil novos policiais militares estão na etapa final de conclusão de formação e já estão nas ruas cumprindo o estágio supervisionado. Por meio de concurso público, todos os municípios do estado possuem atualmente delegados de polícia. Além dos delegados, aproximadamente 500 policiais civis, nas condições de investigador, papiloscopista e escrivão passaram a integrar o sistema de segurança do estado”, diz a nota.

Acrescenta, ainda, que na área prisional, através de concurso público 969 vagas foram oferecidas para preenchimento de vagas para nível médio e superior e 500 vagas para o cargo de agente prisional. “Ocorre também a Reversão de 400 policiais militares da reserva para serviços administrativos, liberando efetivo para a atividade operacional. Está ocorrendo ainda a renovação da frota do sistema integrado de segurança pública totalizando mais de 1.700 veículos, entre quatro rodas e motocicletas, incluindo para guardas municipais dos interiores. Entre os investimentos físicos, destaca-se a construção de 70 novas delegacias no modelo UIPP (Unidades Integradas Pro Paz)”. (Luciana Marschall)

 

 

Mais

Moto roubada duas vezes é recuperada em Parauapebas

Moto roubada duas vezes é recuperada em Parauapebas

Ladrão que rouba ladrão… não escapa da prisão: Uma moto roubada duas vezes foi recuperada nesta sexta-feira (7) na Vila…
Justiça aceita denúncia e Monique e Dr. Jairinho se tornam réus

Justiça aceita denúncia e Monique e Dr. Jairinho se tornam réus

A juíza Elizabeth Machado Louro, da 2ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, decretou…
Polícia confirma três mortes em acidente com monomotor

Polícia confirma três mortes em acidente com monomotor

Três pessoas morreram no acidente aéreo envolvendo um monomotor, ocorrido na tarde de quinta-feira (6), em uma área de garimpo na divisa…
Polícia Federal apreende 100 toneladas de minério manganês

Polícia Federal apreende 100 toneladas de minério manganês

A Polícia Federal apreendeu em Redenção, no sudeste do Pará nesta quinta-feira (7) duas carretas carregadas com cerca de 100…
Traficante armado luta com policial militar e acaba morto

Traficante armado luta com policial militar e acaba morto

Iago Almeida dos Santos, de 20 anos, morreu em uma intervenção policial registrada na noite desta quinta-feira (6), em Parauapebas.…
Vítima de triplo baleamento morre e irmã nega envolvimento com facção

Vítima de triplo baleamento morre e irmã nega envolvimento com facção

Thalison Henrique da Silva Rodrigues, de 20 anos, morreu nesta quinta-feira (6) no Hospital Geral de Parauapebas, para onde foi…