O Pará apresentou saldo positivo de contratações nos primeiros sete meses deste ano. Entre os municípios, Parauapebas teve 3.500 admissões a mais do que demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados (CAGED). Um dos fatores que pode ter contribuído para este momento favorável são as obras do Salobo III, o projeto de expansão da operação de cobre Salobo, subsidiária da Vale, com mina em Marabá, sudeste paraense. Com o projeto de expansão, Salobo vai saltar a produção de 24 milhões para 36 milhões de toneladas por ano de minério a ser processado com a construção de uma terceira linha de beneficiamento.
O líder do projeto Salobo III, Plínio Tochetto explicou que a valorização de pessoas da região é um dos focos da empresa. “A gente sabe do nosso compromisso com o Estado e com a região. Acho que o primeiro compromisso é ser eficiente naquilo que a gente faz e outro grande compromisso é efetivamente estar absorvendo e dividindo com a população local e comunidades”, contou.
O aumento de empregos gerados no estado é um dos destaques do Balanço Vale+ Pará*, que apresenta os principais investimentos da empresa no estado, no segundo trimestre de 2019.
Leia mais:O relatório é trimestral e tem como objetivo apresentar as ações de comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.