• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

“Papo Liberta’ envolve mais de 300 educadores para discutir violência sexual contra menores

por Redação
16/01/2020
em Cidades
“Papo Liberta’ envolve mais de 300 educadores para discutir violência sexual contra menores

Educadores de Marabá e outros municípios do Estado participaram dos debates sobre prostituição infantil. Foto: Divulgação

199
Visualizações

No segundo semestre de 2019, a Buritirama Mineração promoveu a vinda do Instituto Liberta, de São Paulo para o Pará, com o objetivo de iniciar uma série de ações de combate à violência sexual e a naturalização da exploração sexual. O instituto realizou um programa denominado “Papo Liberta”, que consiste em rodas de conversa com os professores, levando conhecimento, buscando inserir estratégias de engajamento que sejam eficazes na redução dos índices deste crime que afeta tantas crianças e jovens em todo o país e tem números ainda mais alarmantes no Estado.

Devido à necessidade da ampliação do programa, a convite do Governo Estadual e em parceria com o Tribunal de Justiça, o projeto, patrocinado pela Buritirama, também tem sido levado à capital, Belém, e Região Metropolitana. Em novembro, todas as escolas foram convidadas a participar da formação. No total, 347 servidores da educação passaram pelas rodas de conversa, com o objetivo de engajar pessoas para aumentar a rede de enfrentamento do problema.

A diretora adjunta do Liberta, Cristina Cordeiro, reuniu diretores, coordenadores, professores e técnicos da gestão escolar para falar sobre a importância do fortalecimento da comunidade e das escolas para como lugares de proteção para crianças e adolescentes. Os profissionais também receberam o material informativo de apoio à campanha e aprenderam a identificar possíveis vítimas, as diferenças entre abuso e exploração sexual e o que prevê a legislação para quem comete esse crime.

Ao final da segunda etapa do projeto, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) avaliou a atuação e metodologia do Instituto Liberta como excelentes e deu destaque ao relatório para o conhecimento ímpar partilhado com os profissionais da área. As escolas do entorno da mina da Buritirama, localizadas nas vilas Santa Fé, Três Poderes e União, foram as primeiras a receberem o “Papo Liberta” e o material de conscientização.

Além disso, mais de 800 colaboradores da empresa tiveram acesso às informações sobre esse crime e foram recrutados para atuarem no combate ao problema. “É muito importante falarmos sobre isso, levando conhecimento e conscientização à população. Quando nossas crianças estão em risco, esse é um problema de todos nós. Por isso, a Buritirama Mineração faz questão de declarar sua intolerância e atuar ativamente no enfrentamento desse crime”, explica o diretor administrativo e de recursos humanos, Jorge Baptista.

“É difícil imaginar o sofrimento de crianças e adolescentes envolvidos na exploração sexual, talvez porque eles não demonstrem, mas as consequências são desastrosas”, ressalta Cristina Cordeiro.

Durante o cronograma do projeto, relatos desses casos mobilizam os participantes e esclarecem sobre a importância da denúncia. Os próximos passos da parceria preveem a realização do Papo Liberta com os professores de mais escolas do interior do Pará e ações com os alunos das escolas de Marabá e Belém, por meio do Programa “Tá na Hora”. (Divulgação Buritirama)

Comentários
Matéria anterior

Suspeito de estelionato teria dado prejuízo a posto de Morada Nova

Próxima matéria

Polícia Civil prende “Primeira Dama” do PCC em Parauapebas

RelacionadaMatérias

Médico do HMM provoca confusão durante a 1ª vacinação em Marabá
Cidades

Médico do HMM provoca confusão durante a 1ª vacinação em Marabá

19/01/2021
3.3k
Revisão de estudo publicado no site do MS não garante eficácia da hidroxicloroquina no tratamento preventivo contra covid-19
Cidades

Revisão de estudo publicado no site do MS não garante eficácia da hidroxicloroquina no tratamento preventivo contra covid-19

19/01/2021
33
Empresário Luciano Hang é internado com Covid-19 em hospital de SP
Cidades

Empresário Luciano Hang é internado com Covid-19 em hospital de SP

19/01/2021
195
Próxima matéria
Polícia Civil prende “Primeira Dama” do PCC em Parauapebas

Polícia Civil prende “Primeira Dama” do PCC em Parauapebas

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019