Correio de Carajás

Papo de Cultura dá sequência a programação da Semana de Formação Cultural de Parauapebas

Úrsula Vidal durante o Papa Cultural/ Fotos: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Aconteceu na manhã de hoje, terça-feira, 23, o Papo de Cultural no segundo dia da programação da 1ª Semana de Formação Cultural de Parauapebas. O evento, que segue até sábado, dia 26, visa fortalecer o seguimento cultural por meio da qualificação e incentivo ao empreendedorismo dos produtores culturais.

A Semana Cultural foi aberta na noite de ontem, segunda-feira, 22, com a presença da secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal, e representantes do governo federal na área cultural. Úrsula também participou esta manhã do Papo de Cultural, compartilhando um pouco da sua experiência como jornalista, radialista, produtora audiovisual e ativista cultural.

Úrsula Vidal dança carimbó na abertura da 1ª Semana de Formação Cultural de Parauapebas

O evento cultural contará durante a sua programação com workshop, palestras, oficinas e a participação de palestrantes com grande experiência em produção cultural. A 1ª Semana Cultural é direcionado aos produtores culturais de Parauapebas e região.  

Leia mais:

Para o secretário municipal de Cultura, Saulo Ramos, o investimento na formação e na qualificação dos profissionais da cultura é fundamental para potencializar o papel deste setor produtivo como eixo de desenvolvimento para o município. “Nada mais vital e oportuno que propiciar um espaço para promover o pensamento, a troca cultural e artística e a proposição de ações de formação profissional na área da cultura”, diz o secretário.

Saulo Ramos e Úrsula Vidal dançam carimbó

Além de Úrsula Vidal, outro convidado especial do evento é João Clóvis Oliveira, diretor de oficinas e iniciação artística da Fundação Cultural do Pará, que vai proferir palestrar sobre a Gestão Cultural e Seus Desafios. O mestre de bateria da escola de samba Grande Rio, Thiago de Souza Salgado, vai ministrar uma oficina de percussão para bateria de escola de samba.

O evento está acontecendo no Centro Cultural de Parauapebas (CDC), no Bairro Cidade Nova. Na abertura, foram realizadas diversas apresentações culturais, como grupos de capoeira e de carimbó, que levou a secretária Estadual de Cultura e o secretário municipal de Cultural a também cair na dança junto com os grupos que se apresentavam.

Grupos de capoeira se apresentam na abertura da 1ª Semana de Formação Cultural de Parauapebas

A banda de música da Escola Municipal de Música Waldemar Henrique fez uma apresentação especial, abrilhantando a abertura da 1ª Semana Cultural. Em discurso expondo o pensamento do governo do Estado em ações voltadas a cultura, Úrsula Vidal arrancou aplausos ao finalizar dizendo: “Ninguém larga a mão de ninguém”.

A frase ganhou destaque durante a campanha presidencial e se tornou o símbolo de resistência dos grupos culturais e movimentos sociais. (Tina Santos)

Mais

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…
Servidores da Educação iniciam greve em frente à Semed

Servidores da Educação iniciam greve em frente à Semed

Servidores públicos tomaram a frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Marabá na manhã desta terça-feira (11) após a…
Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz…
Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

A pandemia da covid-19 consolidou a internet como principal plataforma de entretenimento no Brasil. A rede está repleta de programações…
Operação fiscaliza bares e restaurantes em Marabá

Operação fiscaliza bares e restaurantes em Marabá

As forças de segurança seguem fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal nº 184/2021, que permite a reabertura de bares no…
Sintepp anuncia greve na educação de Marabá

Sintepp anuncia greve na educação de Marabá

Por meio de seu blog na Internet, a Subsede local do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintepp) anunciou, nesta segunda-feira,…