A imprudência de motoristas no trânsito causa aproximadamente 90% dos acidentes no Brasil e no mundo. A causa mais comum é a falta de atenção, seguida pela desobediência às regras de trânsito, como velocidade incompatível e consumo de álcool.
Contudo, muitos acidentes também acontecem por conta de rodovias com péssimas condições de trafegabilidade, sem sinalização e pavimentação.
Em Marabá, no comparativo do ano de 2020 em relação aos anos de 2018 e 2019, os números de acidentes no município diminuíram consideravelmente. Claro, havia uma pandemia no meio do caminho, ou melhor, da estrada. Com isso, as pessoas passaram a ficar mais em casa e deixaram de circular com tanta frequência pelas ruas.
Leia mais:De acordo com os dados informados pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), desde o mês de março – início da pandemia – é possível ver os números de sinistros de trânsito menores que nos anos anteriores.
Em 2018, Marabá registrou um total de 296 acidentes. No ano seguinte, em 2019, o município aumentou para 308 sinistros.
A diminuição desse número veio em 2020, quando foram registrados 241 acidentes, totalizando uma redução de 21,75%.
VÍTIMAS FATAIS
Assim como nas estatísticas do restante do Brasil, em Marabá quem tem mais probabilidade de morrer em um acidente de trânsito são condutores de motocicletas.
Os dados a seguir mostram o número de vítimas fatais em razão de acidentes de trânsito e que chegaram a ir para o Hospital Regional do Sudeste do Pará.
Em relação a sinistros envolvendo automóveis, em 2018 três pessoas morreram no HRSP, em decorrência de sinistros. Em 2019, foi registrada uma morte e, em 2020, ninguém morreu.
Em se tratando de acidentes por motocicletas, esse número é 3 vezes maior em todos os anos.
Em 2018 e 2019, 20 pessoas – 10 em cada ano – foram encaminhadas ao HRSP por terem se envolvido em acidentes de trânsito com motocicletas e acabaram perdendo a vida. Em 2020, esse número baixou para 9.
INFRAÇÕES
O Departamento de trânsito vem trabalhando durante todos esses anos na educação do condutor. Palestras, visitas a empresas e locais onde motoristas autônomos trabalham, para que possam fazer das vias públicas de Marabá, um local com o trânsito mais consciente.
E esse trabalho de conscientização pode ser visto através dos números. Em 2018 mais de 20 mil pessoas foram penalizadas por estarem infringindo alguma lei de trânsito. Em 2019 esse número caiu para 14.910, e em 2020 13.231 pessoas sofreram infrações.
FROTA DE VEICULOS
A cada ano, Marabá aumenta consideravelmente os números de veículos que transitam nas suas vias. Isso pode ser percebido com ruas e avenidas que antes não congestionavam e hoje vivem engarrafadas.
Em 2018, Marabá contava com cerca de 114 mil veículos. No ano seguinte, 7 mil veículos a mais começaram a trafegar na cidade, ultrapassando um total de 121 mil.
Em 2020 – início da pandemia – mesmo com a reclusa de muitas pessoas dentro de casa, a venda de automóveis e motocicletas disparou no mercado. E Marabá fechou o ano com 127.141 veículos nas ruas.
O DMTU também forneceu os números dos 4 primeiros meses de 2021, que já chegou na casa de 127.732. Ou seja, em quatro meses 591 veículos foram adquiridos ou chegaram vindos de outras cidades para rodar em Marabá.
(Ana Mangas e Ulisses Pompeu)