Correio de Carajás

Pais de alunos farão protesto contra falta de ar condicionado

As salas de aula do NEI Augusto Morbach, na Folha 20, são um verdadeiro “forno”

Das sete salas de aula existentes no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Augusto Bastos Morbach, na Folha 20 (Marabá), apenas uma tem ar-condicionado. Nas outras seis, onde estudam cerca de 200 crianças, o calor é intenso e isso vem incomodando os pais, mães e responsáveis. A situação prejudica o desempenho dos estudantes e pode afetar a saúde deles. Por isso, a comunidade já começou a tomar providências.

A primeira medida foi denunciar o caso ao Ministério Público, por meio de uma “Notícia de fato”, e a segunda ação a ser tomada será um protesto marcado para as 13h30 desta terça-feira (1º), em frente à escola, para tentar sensibilizar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) a dar o mínimo que as crianças precisam.

Yara Marinho: “É desumana a situação que estão submetendo nossas crianças

De acordo com Yara Marinho Costa, mãe de aluno do NEI Morbach, a prefeitura vem dando sempre a mesma alegação para não resolver o problema. “A resposta que dão pra gente é que tem que aguardar o processo licitatório, pra comprar os materiais, os fios, e pagar a empresa que vai fazer a instalação”, reclama, ao observar que as centrais de ar já foram compradas.

Leia mais:

Yara, que é advogada, critica o fato de que a prefeitura esteja priorizando outros setores, deixando de lá a educação. “A gente vê aí pra festa, pra aniversário, pra carro (blindado), pra outras coisas que não são tão importantes quanto a educação, aparece dinheiro, recurso, a licitação anda rápido”, reclama.

Na avaliação dela, as crianças não têm mais como esperar, porque já estamos entrando no quarto mês do ano e o verão está batendo à porta. Yara lembra que, um dia desses, viu alunos de duas salas de aula serem levados para o pátio, para assistir aula, porque nas salas não havia condições devido ao calor. “É desumana a situação que estão submetendo nossas crianças aqui no Augusto Morbach”, resume.

Por fim, ela reafirma que, além do protesto desta terça, o caso já está com o Ministério Público. “Se eles (prefeitura) não tiverem a boa vontade de fazer o que é dever deles, eles vão fazer pelos meios jurídicos, porque nós não vamos aceitar que nossas fiquem nesse sofrimento e tenham seu aprendizado dificultado por uma irresp-0osnabilidade da gestão.

SEMED RESPONDE

Em nota emitida pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o diretor do Dilog/Semed, Nells Rodrigues, informa que O NEI Augusto Morbach já tem previsão para ser climatizado.

“A Secretaria de Educação realizou a licitação, já fez a contratação dos equipamentos e nós estamos aguardando a entrega para o fornecedor. O contrato foi assinado no final do mês de março, na semana passada. Já requisitamos um empenho do contrato e vamos encaminhar para o fornecedor. Mas a escola será contemplada com a climatização da sala de aula e do setor pedagógico.

E, está em andamento, eu acredito que no máximo em 30 dias nós já teremos resolvido essa situação”, diz a nota.
(Chagas Filho e Laura Guido/TV Correio)