Correio de Carajás

Órgãos de segurança acertam detalhes para o Carnaval

Representantes de órgãos de segurança, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), de blocos carnavalescos e da Liga Carnavalesca de Marabá (Licam) se reuniram nesta manhã de quarta-feira (12) para definir a estratégia de segurança para o Carnaval 2020. A reunião aconteceu no Cine Marrocos e foi dirigida pelo secretário de Cultura, José Scherer. Somente da esfera municipal cerca de 200 agentes de segurança devem atuar nas quatro noites de festa.

A ideia é que cada órgão de segurança atue dentro da sua competência, mas de forma integrada, para garantir que os foliões tenham uma Quadra Momesca segura, tanto na Orla da Marabá Pioneira quanto nos tradicionais blocos que fazem a festa nos outros pontos da cidade, segundo informou Jair Guimarães, secretário Municipal de Segurança Institucional (SMSI).

Por sua vez, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), coronel Dayvid Lima, garantiu que além do pessoal do policiamento ordinário, haverá reforços vindos da capital Belém, que trazem a experiência de atuar em grandes eventos e vão auxiliar os militares tanto do 4º BPM quanto do 34º Batalhão. Aliado a eles, também vão estar nas ruas da cidade os militares da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME).

Leia mais:

Por outro lado, o inspetor Alberto Brito, chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Marabá, confirmou que a instituição estará com 45 agentes em sete viaturas todas com pelo menos um bafômetro atuando no Carnaval deste ano. Vale dizer que a PRF dará apoio aos outros órgãos de segurança e poderá atuar também fora das rodovias federais.

Além disso, durante esta semana, a PRF dará treinamento aos agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) para manusear três bafômetros que o departamento acabou de receber. Afora isso, o DETRAN também terá agentes com etilômetros e viaturas para coibir embriaguez ao volante e, assim, também os acidentes.

Coordenador de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Paulo Chaves explicou que a secretaria vai estar atenta à poluição sonora durante o período carnavalesco, apurando denúncias e indo aos locais onde a ordem pública estiver sendo perturbada pelo som alto, para fazer o recolhimento dos veículos e/ou equipamentos de som.

Já o delegado Vinícius Cardoso das Neves, diretor da 21ª Seccional Urbana de Polícia, exaltou o trabalho que já vem sendo feito pela PM e PRF para coibir a embriaguez ao volante, mas também ressaltou que os foliões precisam estar atentos para evitar todos os tipos de excesso, pois a Polícia Civil vai fazer o devido procedimento para quem for apresentado na delegacia sob suspeita de cometer algum ato ilícito.

Presente à reunião, o carnavalesco Darcival Antonio de Morais, um dos organizadores do Bloco Jegue Elétrico, do Km 7, classificou como fundamental a garantia da segurança para os brincantes no Carnaval de Marabá. “Carnaval é tempo de folia. Temos essa tradição e com segurança é muito melhor”, resumiu. (Chagas Filho e Evangelista Rocha)